A Necessidade Urgente

Dr. Michael LaitmanPergunta: A ciência e a arte são métodos de compreensão da realidade. A ciência faz isso de uma forma racional e a arte de forma emocional e intuitiva.

Nós temos falado sobre muitos critérios que se originam do campo e intuitivo. Portanto, isso significa que a ideia da criação de uma sociedade integral é baseada na arte?

Resposta: Eu acredito que esta percepção está baseada em descobertas científicas e econômicas.

Eu não vou falar sobre a ciência, uma vez que é difícil explicar a uma pessoa o quanto a ciência é realmente uma extensão subjetiva com relação aos nossos sentidos. Se nós fossemos diferentes, poderíamos descobrir outras ciências e outras ações mútuas. A natureza está oculta apenas em relação ao homem. Portanto, todas as ciências são subjetivas.

A construção de uma sociedade integral não é uma filosofia emocional ou alguma abordagem psicológica. É uma necessidade essencial, porque o estado atual da sociedade nos obriga a fazê-lo. O que quer que nós construímos na indústria ou na economia é resultado da sociedade e, portanto, não pode existir sem a mudança correta das conexões sociais. Portanto, a necessidade disto é óbvia.

A integralidade que está sendo revelada no mundo de hoje é uma conexão totalmente mútua que não se pode cortar. Nós vemos isso nas conexões do chamado mercado comum, embora isso seja bem unilateral. Uma pessoa comum não consegue entender por que essas conexões não devem ser quebradas. Expulsem a Grécia, Espanha e Itália, por que vocês precisam deles?! Deixe apenas a Alemanha, a França, e um par de outros estados fortes que são capazes, ricos e fortes; não, vocês não pode extirpá-los, vocês não podem se desligar deles.

A questão é que as conexões são tão emaranhadas (e isso surge de uma forma totalmente irracional) que esses estados estão dispostos a pagar bilhões de dólares apenas para que os outros estados não venham a quebrar o mercado comum. Por quê? Porque isto já é sentido como um sistema comum integral! Num sistema analógico, você separa todas as conexões ao arrancar uma determinada parte. Assim, ao cortar a Grécia de repente você vai sentir que há conexões faltando entre a Alemanha e a França. Isto significa que nós realmente vemos como o mundo está mutuamente conectado hoje

Hoje nós não temos sequer que lutar com alguém; não há necessidade de conquistar ninguém. Você pode derrotar qualquer país cortando suas relações com ele.

Hoje, não existe um único estado que possa se manter e fornecer tudo o que precisa por si só. O mundo tornou-se integral e num mundo integral nós temos que realizar corretamente a parte das relações mútuas de nossas conexões.

Se pensarmos apenas em como prejudicar um ao outro, não seremos capazes de sobreviver. Assim, quando falamos sobre a necessidade de mudança do homem como fator fundamental nesse sistema, é uma necessidade urgente e prática. Sem isto, hoje você não vai desenvolver a indústria, o comércio ou o comércio internacional, uma vez que tudo está mutuamente conectado.

De KabTV, “Mundo Integral: Fórmula de uma Sociedade Integral” 07/01/12

Comente