A Missão De Uma Pessoa É Superar Tudo

Dr. Michael LaitmanDo artigo do Rabash, “O que é a Metade de um Shekel na Obra”: Há dois fatores que fazem uma pessoa escapar do trabalho, mesmo quando ela começa o trabalho a fim de se aderir ao Criador, pois depois que ela começa a seguir o caminho da verdade, sua baixeza lhe é revelada de Cima, o que significa que quanto mais ela supera, mais ela recebe o endurecimento do coração de Cima, de modo que não haverá espaço para a Luz da Torá, chamada letras, que a ajuda a se corrigir, ser revelada.

Isto significa que não existe Luz sem vaso, e ao endurecer o coração, a deficiência é revelada ao máximo. E o Criador sabe quando é ao máximo e quando o vaso está completo. Portanto, às vezes a pessoa escapa do trabalho, quando vê que já orou o suficiente como ela o percebe, e o Criador não dá atenção a ela. Ela diz “e o pobre não vai se rebaixar”, que significa que a pessoa não deve se rebaixar e dizer que o Criador não pode ajudar uma pessoa humilde como ela. Ela diz que “o Senhor é sublime e Ele vai ver os humildes”.

Às vezes a pessoa abandona o trabalho porque sabe que é rica, o que significa que tem um monte de Torá, um monte de boas ações, e sabe que está acima dos outros. Então, quando ela pede ao Criador para ajudá-la a fazer tudo a fim de doar, por que o Criador não se volta a ela? Ele sabe que ela já orou tanto por isso, de modo que ela diz que o Criador não quer responder-lhe e assim ela foge, mas “a pessoa deve sempre superar”.

“A pessoa deve sempre superar” significa que, em todas as direções, em todos os sentidos, ela tem que manter a linha reta que deve seguir para atingir a meta.

Esta linha é como uma rota que está limitada em ambos os lados. De um lado pelo seu ego, onde há o sentimento de auto-humildade, sua auto-submissão. No outro lado, há a sua adesão ao grupo, na fé acima da razão, acima de sua pequena mente animal, que não a deixa ver o próximo estado, o nível superior. Assim a pessoa avança.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 28/10/12, “Conversa Sobre o Grupo”