“A Felicidade É A Igualdade”

Dr. Michael LaitmanOpinão (Robert Skidelsky, professor emérito de Economia Política na Universidade de Warwick, economista e historiador, político, membro da British House of Lords): “Mais igualdade não só produziria o contentamento que flui de mais segurança e melhores condições de saúde, mas também a satisfação que flui ao se ter mais lazer, mais tempo com a família e amigos, mais respeito dos companheiros, e mais opções de estilo de vida. Grande desigualdade nos torna mais famintos por bens do que de outra forma, ao nos lembrar constantemente de que temos menos do que a pessoa ao lado. …

“O filósofo do século XIX John Stuart Mill tinha uma visão mais civilizada:

“Eu confesso que não estou encantado com o ideal de vida mantido por aqueles que pensam… que o atropelamento, o esmagamento, as cotoveladas e pisadas nos calos dos outros, que formam o tipo atual de vida social, formam a condição mais desejável da espécie humana. O melhor estado para a natureza humana é aquele em que, enquanto ninguém é pobre, ninguém deseja ser mais rico, nem tem qualquer razão para temer ser passado para trás, pelos esforços de outros para empurrá-los para frente”.

Meu comentário: O ser humano é um sistema psicológico e determina seu estado só em comparação com seus pares. Portanto, o futuro, como é sentido e percebido, depende das “configurações” do sistema “indivíduo-sociedade” em cada ser humano. Isso é realizado na educação e formação integral.

Comente