A Crise Se Espalha Pela América Latina

Dr. Michael LaitmanNas notícias (da Comissão Econômica para América Latina): “A fraca economia global, principalmente devido às dificuldades enfrentadas pela Europa, Estados Unidos e China, tem afetado o crescimento na América Latina e Caribe. Em 2012, o crescimento da região será mais lento do que em anos anteriores, de acordo com estimativas apresentadas hoje pela CEPAL“.

“No Estudo Econômico da América Latina e Caribe 2012, lançado em Santiago, Chile, a agência das Nações Unidas afirma que a desaceleração experimentada pelas economias em 2011 continuou no primeiro semestre de 2012, e isso tem trazido para baixo a projeção de crescimento para o ano inteiro, de 3,7% anunciado em junho para 3,2%”.

“De acordo com o documento, o consumo privado foi o principal motor do crescimento regional, graças ao crescimento nos mercados de trabalho, aumento de crédito e – em alguns casos – remessas. No entanto, a desaceleração dramática na demanda externa e a tendência de queda nos preços da maioria das commodities de exportação têm feito do comércio exterior a principal forma como as crises internacionais foram repassadas ​​para as economias da região”.

Meu comentário: Até recentemente, a Rússia, China, Brasil e outros países regozijavam-se sobre a crise dos “capitalistas”, mas o mundo é global e integral e é por isso que estamos juntos afundando no mesmo barco, e temos que ser salvos juntos. Nossa salvação depende de nossa ajuda mútua. Na verdade, Natureza nos obriga a unir antes que seja tarde demais, porque senão estaremos diante de uma guerra mundial.

Comente