Um Sistema Que Devora A Si Mesmo

Dr. Michael LaitmanNós temos que intensificar a disseminação. Graças à disseminação as pessoas já estão começando a entender a razão da crise. É melhor que elas aprendam isso hoje (ou ontem, na verdade), já que o processo de reconhecimento e compreensão leva tempo. Uma grande massa não vai entender imediatamente o que está acontecendo, não vai ver a solução de imediato, uma vez que terá de compreender que a situação não será resolvida por si só, que o homem é realmente o problema e o único que deve ser corrigido e não o mundo.

Trata-se de uma mudança de percepção: “Eu tenho que mudar a mim mesmo? O que há de errado comigo?”. Fale com as pessoas na rua e tente explicar-lhes isso.

Nós temos que revelar a verdade aos poucos, explicando o conceito de conexão e união. A pessoa assume que é muito ligada àqueles em torno dela e nós temos que levá-la ao mínimo reconhecimento do mal, e ao mesmo tempo não desligá-la, porque ninguém gosta de ouvir essas coisas. Portanto, nós damos explicações objetivas e parecemos estar um pouco distraídos, dando exemplos de outros e levando a pessoa ao reconhecimento inicial, de modo que ela vai começar a sentir: “Sim, há realmente um problema aqui”.

Acontece que nós simplesmente criamos um mundo terrível. Em vez de um sistema de saúde, temos uma fonte de doenças, o sistema de educação ensina crime e prostituição, os bancos roubam e abusam dos clientes, os fabricantes impõem aos consumidores produtos desnecessários que se decompõem rapidamente e que devem ser substituídos em um ano. Em suma, nós criamos sistemas e mecanismos que não estão mais a nosso favor.

É uma crise incomum, que acontece à medida que “dobrar a vara” e perturbamos o equilíbrio. Há décadas atrás, nós criávamos produtos de qualidade e assumíamos que a humanidade prosperaria graças a isso. Mas hoje o “sonho americano” está entrando em colapso. De repente, descobre-se que o sistema age por conta própria, como um tumor canceroso que devora o seu ambiente. Isso ocorre em todos os campos: no comércio e na indústria, na saúde e na educação, tudo está desmoronando. Por quê? Porque o nosso ego terminou sua evolução e tornou-se “redondo e fechado”. Chegou o tempo de repará-lo.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 06/09/12, “Shofar do Messias”