Três Condições Numa Oração

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, Shamati, artigo 209: “Três Condições numa Oração”: Há três condições na oração:

1. Crer que Ele pode salvá-lo, embora o indivíduuo tenha as piores condições de todos os seus contemporâneos. Pois ainda assim, “Por acaso é a mão do Senhor é muito curta opara” de salvá-lo? Se não, então “o Senhor não pode salvar Seus vasos”.

2. Ele não tem mais nenhum conselho, já fez tudo o que podia, mas não viu nenhuma cura para a sua situação.

3. Se Ele não ajudá-lo, ele estará melhor morto do que vivo.

Estas três condições resumem muitas outras condições, que uma pessoa tem de reunir dentro de si, a fim de chegar a uma verdadeira oração, um clamor. O clamor é o desejo no coração. Ele nasce no momento em que chegamos a um desejo que está adaptado à revelação do mundo espiritual, à revelação do atributo de doação, no momento em que estamos prontos para isso mesmo que nós estejamos deste lado da Machsom (barreira), o que significa que podemos esperar para obter algo a partir dessa descoberta.

Ainda não é um pedido puro e ele não pode ser puro, uma vez que existe a quebra entre os níveis.

Nós sempre oramos em Lo Lishma (não em Seu nome), para nós mesmos, e a partir daí chegamos à Lishma (em Seu nome), à doação. Diz-se: “eu trabalhei e encontrei”. Ainda assim, o nosso desejo tem de ser adaptado ao nível que estamos prestes a alcançar. É impossível elevar-se a ele sem manter as três condições.

Suponha que eu mantive duas condições e compreenda que fiz tudo em meu poder, mas não há salvação. Como posso determinar que fiz tudo em meu poder? Mesmo se eu, de repente, decidir que é assim, é só por um breve momento; no momento seguinte, eu já começo a procurar algo mais para fazer. Afinal, como posso ter certeza de que já tentei de tudo?

Portanto, há a terceira condição: “melhor morto do que vivo”. A pessoa chega ao desespero absoluto e não pode continuar assim. Em seguida, a terceira condição parece aumentar a segunda condição ao levra a pessoa a um nível tão extremo que ela não pode esperar mais tempo para verificar e ver o que mais ela pode fazer, mas ela grita com uma oração.

Se eu não conseguir o que quero, então eu estou numa situação melhor morto do que vivo. Em seguida, a segunda condição me ajuda, uma vez que agimos em dois sistemas: a mente e o coração. Então, eu posso sempre dizer na mente que eu não fiz o suficiente no coração. Emocionalmente, eu sempre posso admitir que eu não atingí na mente o exame e o esclarecimento necessário dos meus sentimentos.

Então, no final, todas as condições se somam a estas três condições, que se somam a uma condição: uma oração, elevar MAN.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 23/09/12, Shamati # 209

Comente