Transmitir A Sabedoria De Mestre A Discípulo

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Carta 43”: E os sábios disseram: “a reverência para o seu professor é como a reverência para o céu”. E é por isso que Rizhner estava orgulhoso por ter alcançado o nível mais alto de todos os sábios em sua geração, uma vez que ele tinha adquirido a fé dos sábios mais do que ninguém em sua geração.

E nós devemos entender que a fé não é a questão, uma vez que mesmo uma criança de seis anos de idade pode adquiri-la, mas é o seu sentimento da grandeza e o temor que sua alma sentiu pela sabedoria dos sábios, que parte de Sua sabedoria torna desnecessária para aqueles que O reverenciam.

‘Transmitir a sabedoria’ refere-se à transmissão da Luz de Hochma e não da sabedoria externa. Portanto, isso depende da conexão entre os Partzufim espirituais. Um Partzuf superior dá à luz a um Partzuf inferior desde o seu “tórax” para baixo, como GE dá à luz a AB. Primeiro GE dá à luz ao Partzuf interno de AB e depois o Partzuf externo de AB origina-se dele, que vem depois de Galgalta, por estar vestido sobre ele desde fora, a do seu “tórax” para baixo. Esta é a ordem dos Partzufim.

Transmitir a Luz é impossível sem uma conexão entre os Partzufim espirituais, sem o inferior estar aderido ao superior de alguma forma. O local de adesão é onde o superior e o inferior se conectam num todo. Em seguida, o inferior pode receber do superior e o superior pode transmitir algo a ele. Se não há tal lugar de adesão, de conexão entre eles, então o inferior não pode nascer e receber a Luz do superior.

Após a quebra, nós nos encontramos neste mundo e nos desenvolvemos como resultado das Reshimot (reminiscências) que são evocadas numa determinada ordem, desde as mais leves até as mais pesadas. Aqui nós já temos que trabalhar de baixo para cima e adquirir uma Masach (tela) mais forte sobre o nosso ego a cada vez, a fim de aderir ao superior.

Nós também recebemos a Masach do superior pela Luz que Reforma. A ordem dos graus nunca muda; só nos parece que ela não existe, pois não a sentimos. Na verdade, nós estamos todos conectados, já que a quebra só é revelada com relação à própria pessoa, de acordo com a sua realização e sentimento.

Portanto, todo o sistema se revela a nós de acordo com a ordem que as Reshimot são evocadas de baixo para cima. Nós só temos que adicionar o nosso trabalho para atingir a adesão com o Criador. Esta adesão é alcançada por meio do grupo, do professor, e todos os meios que temos, incluindo o estudo. Assim nós recebemos a Luz que Reforma e através do estudo e da conexão com o grupo e o professor alcançamos a adesão com o Criador; é assim que funciona.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 04/09/12, Lição Sobre a Grandeza do Rav