Todos São Iguais No Trabalho Espiritual

Dr. Michael LaitmanDe O Estudo das Dez Sefirot, Parte 3, Capítulo 13: Isso significa que, já que Keter é primeira em mérito da perspectiva da Ohr Yashar, Malchut é última em mérito, pois recebe por último, e está o mais distante de Shoresh. É o oposto da perspectiva da Hitpashtut de Ohr Hozer, ou seja, a Sefira Malchut se tornou Shoresh e é a primeira em mérito, e Keter a última. Acontece que todos os Kelim se igualam exatamente no mesmo nível pela vestimenta da Ohr Yashar em Ohr Hozer. É assim porque tudo o que é melhor em Eser Sefirot de Ohr Yashar é pior em Eser Sefirot de Ohr Hozer, e vice-versa, tudo o que é melhor em Eser Sefirot de Ohr Hozer, é pior em Eser Sefirot de Ohr Yashar. Assim, todos os Kelim tornam-se iguais.

Todos os desejos reabastecem-se mutuamente; se a Luz Direta e de Retorno estão presentes, isso significa que uma ação espiritual já aconteceu e não há diferença em quem exatamente é realizada. Amigos não diferem um do outro. Se a Aviut (profundidade do desejo) de alguém completou o trabalho que este deveria executar, então ele fica igual a todo mundo.

Quanto maior (superior) a Sefira da Luz Direta, menor (inferior) é a Sefira da Luz de Retorno que a veste; quanto menor a Sefira da Luz Direta, maior a Luz de Retorno. Consequentemente, elas são iguais. Na espiritualidade, não há nenhuma diferença entre nós. Um tem uma alma maior, o outro tem uma alma menor e mais “grosseira”, mas, no final, todos fazem o mesmo trabalho.

A alma maior (superior) está mais perto da Luz, mas esta “altura” não permite que a pessoa suporte uma grande quantidade de Luz de Retorno. Devido ao fato de que os desejos mais inferiores interagem com ela, ela alcança uma maior profundidade de desejos e adquire uma tela maior, obtendo assim mais Luz de Retorno. Isto acontece para cada Sefira, que inclui todas as outras Sefirot e atinge o mesmo nível que todas as outras.

Então, quando eu invisto minha inspiração espiritual no grupo, eu recebo de volta deles a força do meu próprio desejo (Aviut) corrigido, juntamente com a sua “finura ou pureza” (Zakut), que faz com que todos nós nos igualemos. Eles precisavam de minha aspiração, enquanto eu exigia seu desejo corrigido. É semelhante a um feto dentro de sua mãe que define os processos em seu corpo que ele tem que passar.

Um pequenino é mais importante para o adulto que ele próprio, uma vez que uma maior profundidade do desejo torna-se imperativa; de igual modo, Malchut determina o que fazer em relação à Bina. De acordo com o objetivo da criação, se um desejo maior é adicionado ao processo de correção, ele sempre se torna mais importante. Cada parte de Malchut que se conecta a Bina define o que ela deve fazer, e Bina é obrigada a cumprir este requisito.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 30/08/12, O Estudo das Dez Sefirot