Sobre A Atração À Sabedoria

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam: “A Serva Que É Herdeira de Sua Senhora”: Como o próprio poder da senhora – o domínio da internalidade – é pela força de nossa sabedoria e conhecimento, como está escrito, “nós somos distintos, Eu e Teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra”. E agora a serva deu um passo adiante e se orgulha em público que é a herdeira dessa sabedoria. E você deve saber que este seu poder são os grilhões pelos quais as pernas dos filhos de Israel estão acorrentadas no exílio, sob o seu domínio.

Pergunta: Segundo qual escala a pessoa pode determinar se o que ela estuda é método de correção ou apenas “sabedoria”?

Resposta: Depende em que os vasos ela quer receber o que estuda.

Na verdade, nós somos atraídos à sabedoria, mas imagine que não há livros, papel ou instrumentos de escrita, e você simplesmente se senta e estuda. Você não se lembra de nada do que estuda. Afinal, você estuda para melhorar a si mesmo, para construir novos atributos que lhe permitirão descobrir um mundo novo a cada vez: este é o estudo correto.

Pergunta: Mas nós temos que disseminar. Em geral, isso nos obriga a estudar no sentido tradicional. Será que nós precisamos de “sabedoria” para disseminar a sabedoria da Cabalá?

Resposta: A “sabedoria” é necessária para que haja uma “base” para a conexão com a Luz e as mudanças dentro de você. De acordo com a sabedoria da Cabalá não é o sábio que aprende.

Pergunta: Portanto, o que eu digo às pessoas durante as palestras e a lição?

Resposta: Você se aproxima das pessoas com a “sabedoria” e, gradualmente, explica-lhes que o principal não é a quantidade de conhecimento, mas a mudança interior. É na mudança interior, na medida em que ela seja compatível com a Luz, que nós começamos a sentir fenômenos espirituais.

Ao perceber e entender isso, você verá que o padrão é muito alto: “Eu posso fazer qualquer coisa, mas isso está além dos meus poderes”. Você se sente impotente e aqui você tem uma oportunidade de elevar MAN, um pedido, e realmente alcançar a quebra de seu coração.

Pergunta: Mas o que você pode fazer com o anseio pela sabedoria da Cabalá?

Resposta: Construa a “fé acima da razão”, de modo que a demanda pela doação estará acima da demanda pela recepção. Com isso você não anula a sabedoria; pelo contrário, quando você sobe na “fé acima da razão”, o seu conhecimento aumenta de acordo com a sua fé.

Isto porque “fé” é a sensação do Criador, a equivalência com Ele. Você anseia em adquirir um vaso de doação, porque nele você irá revelar o Criador e será capaz de compreender, sentir e dar-Lhe alegria. Seu objetivo não é encher seus vasos corporais, os desejos que anseiam por sabedoria. Você precisa deles só para saber exatamente como “formatar” a si mesmo e tornar-se equivalente ao Criador. Nós precisamos de tal mente.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 04/09/12, “A Serva que É Herdeira de Sua Senhora”