Reconstrução Interna

Dr. Michael LaitmanO riso durante as discussões em grupos integrais é um bom estado que leva as pessoas a compreender o fato de que somos todos animais. Nós podemos nos abrir completamente a todos. Eu não me fiz dessa maneira, a natureza o fez, e se você tem um problema com isso, então o problema está em você, porque você não consegue entender que todos nós somos apenas animais. A única coisa que eu deveria me envergonhar é que não estou usando totalmente a minha oportunidade de subir ao estado integral, às coisas que estão em meu poder no nível “humano”, e tudo o resto não é “eu”.

Em geral, o “humano” é o espírito acima do “animal” porque ele não tem uma manifestação corpórea. O humano em nós é o nosso conteúdo interior. Por esta razão, enquanto o meu conteúdo interno, chamado humano, não prevalece, processa e inclui todos os meus instintos, funções, desejos e pensamentos animais, eu devo, de alguma forma, contê-los um pouco.

No entanto, de modo geral, eu devo revelar e examiná-los num grupo, porque não tenho outro instrumento. O grupo é um laboratório onde podemos nos abrir completamente, como uma criança deitada diante de sua mãe. Quem é ela e o que é ela? É apenas um pedaço de carne, mas ela faz tudo o que precisa fazer com a criança para o seu crescimento e funcionamento. O mesmo deve acontecer no grupo.

Quando nós temos uma compreensão sóbria e sensata disso, e temos uma atitude adulta em relação ao que está acontecendo conosco e o que precisamos fazer com nós mesmos, então já estamos num estado onde a natureza está trabalhando conosco, guiando, crescendo, e nos desenvolvendo no caminho da evolução. Então, isso é necessário.

Eu acho que a pessoa pode se abrir completamente no grupo completo, e, naturalmente, o grupo precisa estar preparado para isso. Se eles interagirem constantemente desta maneira entre si, eles vão conseguir. A vergonha desaparecerá. Não há estado de “vergonha!”. Você só deve se envergonhar de uma coisa: deixar de subir e elevar os outros. A reconstrução interna de toda a escala de importância dos pensamentos, sentimentos, desejos e a reavaliação de valores, tudo acontece muito rápido.

Da Discussão sobre Formação Integral 05/03/12