Quando Você Não Sente Que Cresce

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam: “A Serva Que é Herdeira de Sua Senhora”: Assim, os mundos foram divididos em internalidade e externalidade, onde cada mundo contém iluminações adequadas para agir num lento desenvolvimento. E estas se chamam “internalidade do mundo”.

Opostas a elas estão iluminações que só podem agir instantaneamente. Assim, quando elas aparecem aqui em seus ramos mundanos e recebem o controle, não só não corrigem, elas arruínam.

A parte interna se desenvolve gradualmente, de acordo com sua natureza, enquanto a parte externa, de acordo com a sua natureza, não chegam a se desenvolver, mas dão um salto. Estes são dois tipos de vasos, desejos que agem de acordo com a sua natureza.

Saiba que isso é o que chamamos de “domínio da externalidade”, como no verso: “Deus fez tanto um como o outro”. Ele contém uma força que impulsiona e corre para a revelação do domínio da internalidade.

Desejos que pertencem a GE não podem se desenvolver por si mesmos, porque eles não sentem falta de nada (Hafetz Hesed).

Eu não tenho nada, mas eu não preciso de nada. Tudo está bem.

• Como você vai se desenvolver?

• Para quê? Eu sou feliz do jeito que sou.

Em seguida, uma força externa vem e começa a empurrá-los pelos sofrimentos, ódio e diferentes problemas; como resultado, GE não têm escolha a não ser desenvolver. Isso acontece contra a natureza desses desejos, visto que eles não têm escolha. Na verdade, a força que é revelada de forma tão negativa faz bem. Mais tarde, este “mal” vai passar a ser um “anjo”, mesmo que agora ele faça o papel de todos os inimigos e problemas do povo de Israel.

Aqueles que pertencem à “nação de Israel”, que aspiram diretamente ao Criador, não podem avançar sem as “Nações do mundo”. Eles precisam da pressão da força negativa por trás. Não outro meio de correção exceto a pressão da parte externa sobre a parte interno.

Na verdade, essas duas partes formam o desejo de receber, mas a parte externa só gostaria de avançar de uma vez. Ela está pronta para engolir tudo, já que é da natureza dos vasos de recepção. Por outro lado, a parte interna quer doar e por isso está disposta para conter-se e efetuar ações equivalentes à sua capacidade de doar, que é um processo gradual.

O problema da parte externa é muito simples: quer receber tudo de uma vez, mas não tem de onde tirar. Por isso, volta-se para a GE, o que significa à nação de Israel e afirma: “É culpa sua! Eu não recebo o que eu quero, porque você não quer me dar! Você é a fonte de todo o mal do mundo”.

O povo de Israel foi escolhido como o operador do propósito geral e da correção. Ele contém a preparação necessária para crescer e se desenvolver até que também mova as nações dos mundos a atingir o objetivo comum.

Em outras palavras, há uma divisão clara entre GE (Galgata ve Eynaim), ou seja, “Israel”, e AHP, ou seja, as “nações do mundo”. A parte superior é Bina e a parte inferior é os vasos de recepção (Kli de Cabalá). Esta é a estrutura de toda a realidade, de todo o vaso geral.

When You Don't Feel Like Growing Up

Nós devemos entender que o povo de Israel são os descendentes daqueles que deixaram a antiga Babilônia. Ao longo da história eles foram submetidos a diferentes mudanças, e hoje falamos sobre aqueles em que o ponto no coração é revelado (•), e também naqueles em que ele não foi revelado ainda: o povo de Israel que não sente e não entende ainda esse componente [(•)?].

A correção é obrigação de “Israel” e as “nações do mundo” é a parte passiva. Portanto, a humanidade não tem que mudar. Além disso, se as nações do mundo mudam sem a nossa disseminação, isso é contra nós, porque, nesse caso, nós não cumprimos o objetivo da criação. No momento em que recebemos a sabedoria da Cabalá, nós temos que imediatamente passá-la para as nações do mundo, porque toda a correção passa por nós.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 30/08/12, “A Serva que é Herdeira de Sua Senhora”