Quando Andará Um Profeta No Topo Das Montanhas?

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “O Shofar do Messias”: A revelação da Cabalá para todas as nações é a revelação de Eliyahu (Elias). E esta tarefa foi apontada ao profeta Eliyahu, uma vez que a divulgação dos segredos da Torá é sempre referida como “a divulgação de Eliyahu”. É como eles disseram, “Descansemos até que Elias venha” e também “o Tishbi responderá às questões e aos problemas”. Por esta razão, eles disseram que três dias (uma indicação conhecida) antes da chegada do Messias, Elias caminharia sobre os picos das montanhas e sopraria um grande corno, etc.

Quer isso dizer que não devemos disseminar a sabedoria da Cabalá? Virá alguém, soprará um grande corno, e o mundo inteiro de repente acordará? Pode alguma força descer sobre toda a gente? E se estivermos a fazer algo que não devíamos? E se estivermos a corromper em vez de corrigir?

Na verdade, temos de fazer o nosso melhor para disseminar. O seu sucesso por todo o mundo é chamado “a revelação de Elias”. Se a sabedoria da Cabalá se espalha pelo mundo, mesmo em diferentes níveis de entendimento, será um sinal de que atingimos os “três dias antes da chegada do Messias”.

Isto é realmente pelo que devemos aspirar, mas depende da nossa unidade, no quão forte é a conexão entre nós. Devemos transmitir a mensagem ao mundo inteiro através das cordas que estão esticadas entre as almas e pelos meios externos.

Não interessa como as pessoas recebem isso, quer de uma forma boa ou má. O principal é disseminar de forma que as pessoas conheçam que o povo de Israel tem uma sabedoria especial que se destina à correcção do mundo. No final, isso será aceito.

Pergunta: Então, porque é que nós hesitamos e não tentamos conseguir algo pela mensagem clara sobre o único remédio que o mundo necessita? As explicações parciais, graduais, apenas prolongam o tempo e podem complicar a transição no conhecimento Cabalista. Porque é que devemos parar quando não há mais tempo?

Resposta: Verdade. Porque é que não deveríamos voltar-nos directamente para o povo judeu? Amigos, nós pertencemos à nação de Israel, o que significa que aspiramos directamente ao Criador, Yashar El.

Devemos conectar as “nações do mundo” com o Criador – aqueles que não sabem nada, não querem saber e não encontrarão nada num local distante. Então, saiam e tomem conta deles!

Contudo, quem é que realmente irá tomar conta deles? É uma boa questão uma vez que a pessoa precisa de pensar antes de agir. Eu quero levar satisfação ao Criador aproximando as nações do mundo d’Ele porque Ele quis dar-lhes o método de correcção primeiro.

Contudo, precisamos do poder para aproximá-los d’Ele. Nós somos mensageiros; somos uma ligação. Então, como podemos executar a nossa missão? De forma a fazer isso, precisamos de uma força espiritual, então, primeiro, temos de conectar-nos.

Devemos estar agradecidos cada vez que o Criador nos permite fazer isso, conectar, de forma a concretizar a nossa missão e aproximar as nações do mundo d’Ele. É através disso que Lhe levamos satisfação.

Isto é um oximoro: Ele ama-nos devido ao nosso papel, e Ele ama as nações devido à sua proximidade. Eles são os verdadeiros vasos para receber a abundância. Estamos mais próximos do Criador apenas durante a altura de concretização da nossa missão enquanto que no fim da correcção, quando tudo se torna um todo, os maiores e mais cruéis vasos das nações do mundo revelarão a maior Luz e atingirão a adesão mais forte.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 9/9/12, “O Shofar do Messias