No Campo De Força Da Misericórdia

Dr. Michael LaitmanPergunta: De que material nós podemos construir o vaso espiritual entre nós?

Resposta: O nosso vaso é a conexão entre nós. Nós não somos os vasos, mas as partículas negativas pelas quais temos que nos esforçar. Eu tenho que me esforçar partir de mim mesmo, do meu “eu” para com o amigo. Minha alma está no contato que se forma entre nós.

In The Force Field Of Mercy

O amigo faz o mesmo por mim e a revelação espiritual ocorre entre nós. Toda a área entre nós é o nosso vaso espiritual. Nós somos apenas as partículas negativas onde não há necessidade de mais nada; é acima do nosso ego que temos que construir o vaso de doação.

Mas nós construímos este vaso fora do ego; ele é feito de nossa mútua Luz de Retorno, a minha e a do meu amigo. Um fenômeno espiritual é revelado dentro deste vaso, neste campo dos nossos esforços mútuos, a Luz direta é revelada na Luz de Retorno.

Eu sou apenas o corpo do Partzuf espiritual, e acima de mim eu construo uma “cabeça”, onde toda a Luz de Retorno e a Luz Direta são reveladas. É claro que nós precisamos de um “corpo”, acima do qual construímos a “cabeça”. Mas o principal é a “cabeça”, que já simboliza o nível humano; há uma conta adicional aqui.

Portanto, a nossa missão é criar este campo mútuo e preencher o espaço entre nós com a Luz de Retorno, com a doação. Então, de acordo com o nível de doação, o nível da Luz de Retorno (Hassadim), com o qual eu preencho o mundo, o Criador é revelado gradualmente. Isso ocorre nos mesmos vasos que agora me parecem deliberadamente estranhos, de modo que eu tenho que me esforçar em doar-lhes.

Imagine como o mundo lhe pareceria se você visse toda a humanidade como seus próprios filhos; você conseguiria trabalhar de forma independente? Não, você não poderia. Você não pode tratar o seu próprio filho como um estranho, e, especialmente, não pode odiá-lo. Mas se você tentar tratar os amigos como seus próprios filhos, o seu esforço vai lhe trazer o sentimento espiritual. É por isso que nos foi dada a ordem: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 8/8/12, O Estudo das Dez Sefirot