Não Perca Sua Cabeça No Abraço Ardente Da Luz

Dr. Michael LaitmanO trabalho interior é dividido em dia e noite. “Antes do amanhecer” o homem ora pela salvação da Shechiná do exílio. Estes são esses estados internos, quando o homem sente que está no exílio da qualidade de doação, do bom desejo, da terra de Israel, o desejo dirigido diretamente ao Criador (Isra-el).

A pessoa precisa se aprofundar um pouco neste sentimento para sentir a profundidade de seus desejos egoístas. Afinal, se você não está na terra de Israel, isso significa que está na escravidão do Egito! É necessário perceber o quão grande é a ocultação e que você é incapaz de sair dela por meio de sua própria força.

No entanto, você não deve perder o controle desse estado, e depois de verificar a si mesmo, você precisa despertar e sair dele, levantar-se e tomar cuidado para que tenha força, e que ele não foi completamente perdido na sensação do exílio.

Agora, você precisa despertar gradualmente e, na escuridão, preparar os seus desejos na expectativa da Luz. A insatisfação amarga que você sentiu no Egito deve transformar o sentimento material que você se sentir mal numa chamada, um pedindo por correções. Isso era necessário, pois caso contrário você não teria despertado.

Você precisa ver que correções você precisa e começar a se sintonizar à doação, até chegar ao verdadeiro pedido por doação, ou seja, pela obtenção de uma tela anti-egoísta.

Nós não entendemos que estamos em doação; isso não é simples. A unidade que o homem alcança com o Criador lhe dá grande satisfação; ela amolece seu coração e dá a sensação de liberdade completa de seu egoísmo, e começa a dominá-lo. A Luz vem e assume o poder sobre o homem, se ele atinge a unidade correta com o próximo.

Para isso, a pessoa precisa de desejos muito fortes, a fim de não perder a cabeça, para manter o controle sobre si mesmo, e aceitar este sentimento justamente por uma questão de dar prazer ao Criador. Desde então, há um grande perigo de começar a desfrutar para si mesmo, e então o homem não vai cair apenas em pequenos desejos egoístas materiais, mas nas verdadeiras Klipot.

É por isso que nós precisamos preparar nossos desejos pela Luz na escuridão da noite, e depois, exatamente antes do amanhecer, os Partzufim espirituais superiores de Aba ve Ima se unem. Todos os prazeres espirituais que nós recebemos e a Luz Superior, tudo isso é consequência da unidade, ou seja, a Luz, o calor, que nasce dela.

É por isso que, por um lado, a pessoa precisa aspirar apaixonadamente pela unidade, mas, por outro lado, parar e controlar-se fortemente, a fim de não se apegar a ela de forma natural e egoísta, mas apenas de forma consciente e deliberada. É como se um homem estivesse correndo em velocidade máxima, ansioso para alcançar a unidade, mas no último instante, antes de tocá-la, ele deve parar bruscamente e verificar a si mesmo! Este é o significado total das guerras, quando da entrada na terra de Israel.

Ele deve identificar claramente se ele agora vai revelar esta unidade especificamente em prol da doação ou não. Já que quando ele ainda não está em unidade, não é tão assustador que tipo de intenções ele vai ter. Por enquanto, suas ações são egoístas e as intenções estão quebradas. No entanto, quando ele começa a entrar em unidade, surge o perigo de entrar nas forças impuras (Klipot).

O resultado da unidade e da revelação, que foi alcançado devido a isso, deve ser direcionado apenas em benefício do Criador, e não para benefício próprio. Aqui é onde começa a verdadeira guerra contra o próprio desejo de desfrutar.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 02/09/12, Escritos do Baal HaSulam