Não Perca A Abertura Na Parede Para A Luz Fraca

Dr. Michael LaitmanAtingir o “Portão das Lágrimas” significa ver que você não é nada, se não uma pesada pedra que não pode ser levantada, um desejo que não pode ser movido por seus próprios poderes; todos os seus movimentos são feitos apenas pela energia que vem de fora. Então, todo o nosso trabalho é encontrar os meios para induzir esta ajuda do ambiente.

Este é um ponto muito importante, no qual nos foi dado o livre arbítrio. Apenas quando a pessoa perde seus poderes e não vê como pode fazer algo, quando sente desespero ou apenas fraqueza, quando perde sua motivação e sua esperança no futuro, de repente ela sente que não pode se mover por si mesma. Não há força de vontade que consiga fazê-la avançar à meta, ou pelo menos alguns pequenos espinhos que a estimularão por trás e a forçarão a se mover.

É em tal estado morto que surge o livre arbítrio para avançar por suas próprias forças, não por forças estranhas, sejam elas positivas ou negativas, mas encontrando as forças para avançar por si mesma. A pessoa não deve procurar essas forças dentro dela, mas sim começar a trabalhar com o ambiente, e por sua força subir até o Criador.

Mas a pessoa deve ser muito sensível a isso, a fim de discernir em tais estados miseráveis a abertura momentânea da Luz, quando você pode entrar e executar a ação.

De repente, surge uma abertura para a Luz dentro da multiplicidade de desejos, na qual a pessoa pode penetrar e utilizar para avançar. A pessoa deve sempre esperar por esse momento no estado mais inconsciente, quando se sente impotente e perdeu todo o gosto pela espiritualidade. Mesmo neste estado, é possível ser sensível.

Quando a pessoa sente desespero ou indiferença, ela ainda tem que manter sua percepção aguda, esperando ansiosamente que dentro deste estado ela será capaz de saltar para fora. É como se houvesse uma parede sólida diante de você e, de repente, você percebe uma pequena rachadura. Você a penetra e a partir daí descobre o caminho para sair. É aí, nesse estado escuro, que você descobre como alcançar a realização.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 06/09/12, Escritos do Rabash