Expandindo A Alma Por Meios Corporais

Dr. Michael LaitmanDurante o estudo você deve combinar aspectos corporais e espirituais à sua atitude com a materialidade — ambos, sentimento e compreensão. Nós temos que combinar a mente com os sentimentos e incluir todos os meios que temos no mundo: nossa mente, nossa percepção, nossa capacidade de analisar e sintetizar, o que significa resumir e esclarecer.

Mas isso não significa que uma pessoa com um grande potencial para estudar pode penetrar a materialidade mais profundamente, e alguém que não a estuda irá penetrará menos. Todos terão habilidades relativamente suficientes: mente e sentimento, a fim de atingir a meta da criação — seu próprio fim da correção. Incorporando-se aos outros, ela chega ao fim geral da correção como todo mundo.

Mas agora trata-se do trabalho, do esforço. Não importa com o que eu saio da aula, eu também tenho que tentar compreendê-la — eu tenho que entender o significado espiritual interior através da minha mente corporal.

Isso significa que eu tenho que tentar sentir os fenômenos que ainda não são parte de mim: amor, doação, entrega, incorporação nos desejos dos outros, conexão, algo que está fora de mim, fora dos meus sentimentos. Eu tenho que me esforçar emocionalmente para estar fora de mim, fora da minha pele.

Então, eu ouço como são chamados esses fenômenos e como eles são explicados nos livros, sobre como um Cabalista os conecta no sistema e qual o peso que ele lhes dá: o que é mais elevado, o que é inferior, externo ou interno, o que expande na altura ou na largura. Agora eu tenho que experimentar e me conectar a esses fenômenos, que não são, de certo modo, sentidos dentro de mim, por meio da minha mente. No entanto, mesmo que eu não os sinta, isso me ajuda a me aproximar deles e agarrá-los pelo menos por algum meio de percepção, mesmo que seja de forma lógica. Assim, eu expando os vasos da minha alma.

Quanto mais esforços eu faço para conectar os fenômenos que não sinto, mais eu expando a minha capacidade de percebê-los e me aproximo do sentimento espiritual. Embora eu use meios corporais, meu esforço determina todo o trabalho. Assim, não importa o quanto todos entendam no final, a pessoa pode filosofar lindamente sobre isso como se já entendesse tudo, enquanto outra faz tudo ao seu alcance para compreender e não consegue, mas os esforços são o que contam.

Você não deve tentar ser estúpido, mas o sábio não é mais bem sucedido aqui do que os outros. O avanço não é determinado por ações individuais de forma alguma, mas apenas ao se esforçar, em sentimento e a mente. Não faz diferença se alguém nasceu mais sábio ou mais emocional, é apenas seu esforço. O esforço deve ser sem quaisquer truques especiais, apenas consistentemente aumentando o esforço. Estes são os que têm sucesso, como se diz: “Tudo é encontrado do lado de fora!”.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 03/09/12, O Estudo das Dez Sefirot