Este Mundo Mutável

Dr. Michael LaitmanPergunta: Quando um Cabalista revela o método de correção, são seus livros o suficiente ou deve haver alguém que os utilize corretamente?

Resposta: Em sua geração, o Ari descreveu o método oral e as três gerações que se seguiram a ele colocaram-no por escrito. Depois veio o Baal Shem Tov, que começou a implantar o método de forma prática. Seus discípulos, que eram grandes Cabalistas, continuaram seu legado e escreveram a sabedoria da Cabalá em grande detalhe.

Além disso, houve muitas figuras ao longo da história como Spinoza, Marx e Einstein, que manifestaram sua atitude para com a sociedade, a ciência e a percepção da realidade em diferentes formas não-religiosas e, assim, expandiram as abordagens desse método para o mundo.

Marx, por exemplo, independentemente do que sabemos sobre ele, realmente começou a falar sobre a realização da sabedoria da Cabalá no mundo. O que é o socialismo se desconsiderarmos a falsa improvisação Soviética? É o método de nossa conexão mútua numa sociedade igualitária, onde gerenciamos toda a nossa vida. Na verdade, trata-se de princípios Cabalísticos. Assim, verifica-se que Marx é um dos “anjos” nas mãos do Criador.

O que Espinosa fez? Ele retirou o judeu dos quadros externos do judaísmo e “sacudiu-o”, a fim de levá-lo a um caminho alternativo e uma nova perspectiva de espiritualidade, que não é limitada pelo desempenho dos mandamentos externos, mas que inclui outro elemento.

Não importa quão precisa foi essa direção; o Criador trouxe este desenvolvimento, que foi suficiente naqueles dias.

Então Einstein fez a mesma coisa no campo da ciência, quando descobriu o conceito de relatividade e o limite natural e a velocidade da luz. Ele estudou as relações mútuas entre a matéria e uma dimensão que era desconhecida até então, em termos de mudança de tempo e de distância, numa realidade em mudança, onde tudo é relativo.

Assim, gradualmente, todos os métodos levam à imagem de um novo mundo que perde a sua estabilidade anterior e se torna mutável na percepção da pessoa.

A sabedoria da Cabalá fala sobre a mesma coisa: tudo muda de acordo com os nossos atributos. Mesmo agora, nós já podemos mudar o mundo e tudo o que vemos, se subirmos ao nível dos desejos mais sublimes. Daí, outro mundo se abrirá para nós de diferentes forças e relações mútuas; em vez de pessoas, veremos criaturas totalmente diferentes, almas.

Na verdade, nós estamos nos aproximando dessa percepção através de diferentes fases intermediárias, através de um mundo virtual. Muitas pessoas passaram por este caminho, além dos três que já mencionamos. Em geral, mesmo o menor detalhe na história leva a esse ponto de correção. No final, tudo está concentrado nele.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 02/09/12, Artigo, “A Serva que é Herdeira de Sua Senhora”