“Entrevista: O Destino Dos EUA Está Nas Mãos Dos EUA”

Dr. Michael LaitmanOpinião (Zbigniew Brzezinski, cientista político [comentários do autor do blog em negrito]): “Eu realmente acho que nós infelizmente nos deslegitimados, tornando portanto mais fácil para algumas partes do mundo, movidas por narrativas históricas, ser instintivamente hostis a nós. Nós temos ignorado isso, e agimos como se estivéssemos dotados de alguma missão especial. George W. Bush ainda disse: “Nossa nação é escolhida por Deus e comissionada pela história para ser um modelo para o mundo”.

– Este é o erro da parte dos EUA.

“Como nação, nós temos que começar a entender que temos que agir de forma diferente. Nós temos que reconstruir coalizões. …Se formos inteligentes nisso, ainda estaremos em posição de ser a força mais influente do mundo, mas temos que ser inteligentes. E para ser inteligente, temos que ter líderes que entendam isso, que tenham o sentido da mudança histórica fundamental que está tornando este século diferente do anterior”.

– Isso é impossível, porque para isso eles precisam conhecer o plano do Criador, da Natureza, em vez de inventar o futuro por si mesmos, que seja oposto ao objetivo da Natureza.

“Mas o mais importante, talvez, ou pelo menos tão importante, nós temos que ter um público que tenha algum entendimento rudimentar em assuntos estrangeiros. O que realmente me deixa preocupado é que o nosso público não entende o mundo. Não é sequer informado sobre o mundo. …Nós temos um público que é ignorante e suscetível à demagogia. E isso limita a liderança, mesmo que ela seja inteligente. É claro, torna-se pior se a liderança não é muito inteligente e age com slogans simplistas”.

– A ignorância do mundo e sua forma futura é, no nosso caso, a condição geral de todos aqueles que controlam o mundo.

“Nós estamos menos conscientes por uma razão muito simples: porque o mundo é muito mais complexo. Os norte-americanos não estavam mais bem informados sobre a história global antes, e eles ainda estão abissalmente informados sobre a história mundial. Os americanos não foram muito informados sobre a geografia mundial. Eles ainda são basicamente ignorantes, embora isso seja escandaloso. …

“Mas eu acho que seria necessário certo consenso nacional comum sobre como definir uma vida decente e responsável no complexo mundo moderno. Eu não acho que nós temos isso. Temos slogans sobre ser bem sucedido. Temos slogans sobre “criadores de emprego”. Temos slogans sobre todos terem o direito de alcançar o céu na busca por satisfação pessoal material. Temos uma definição de boa vida, que envolve a acumulação de bens materiais, mais entretenimento.

“Estes são os conjuntos de questões que estão inter-relacionados, e que vão exigir uma sacudida real de nós para começarmos a pensar seriamente sobre como podemos recriar uma sociedade saudável aqui que ainda seja a imagem atraente para o mundo que fora antes. Antes, o sonho americano foi amplamente compartilhado. Hoje em dia, não é”.

– Para isso, você deve ter pelo menos um plano da história futura da humanidade e as possíveis formas de desenvolvimento, à medida que elas são dependentes de nosso comportamento; tudo isso é dado pela ciência da Cabalá se quisermos revela-la para nós mesmos. O destino do mundo está em suas mãos, se você entende como gerenciar este destino.