Encontrando A Força Que O Evoca O Amor

Dr. Michael LaitmanPergunta: Na sociedade integral há uma espécie de meta “abstrata” que é bela e perfeita, e que todo mundo adora. Não estaremos repetindo o que os utopistas já fizeram?

Resposta: O que caracteriza todo o problema? Apenas uma mudança na natureza humana.

Se isso é possível, a sociedade integral vai mudar da utopia para a realidade. Se for impossível, então ela vai continuar a ser uma utopia e é melhor ficar longe de tal sociedade.

Primeiro nós temos que saber se podemos evocar certa força sobre nós, determinado atributo que vai criar certas condições para que a natureza de cada pessoa mude de uma egoísta para uma altruísta. Isso pode ser realizado pela mudança consistente e gradual de pequenos grupos de pessoas e depois de grupos cada vez maiores. Mas, no geral, este processo deve incluir toda a humanidade.

Pode uma pessoa que foi criada como uma egoísta total, que só pensa em si e nada mais (este é o caminho que estamos programados), alterar o seu programa? Além disso, ela pode mudá-lo, de modo que o objeto que recebe o prazer não sou eu, graças a tudo o que me rodeia, mas sim que o meu prazer será o bem-estar de todos os que me rodeiam, trazido por mim.

O prazer permanece. Deve ser assim, uma vez que ele é parte de nossa natureza. Apenas a característica da satisfação muda. A custa de que? Uma mãe, por exemplo, é satisfeita graças ao fato de que ela dá ao filho tudo: isso é amor natural. Será que nós podemos atingir este estado quando sentimos amor natural por pessoas que são estranhas, que são opostas e distantes de nós, quando sinto que elas são uma parte inseparável de mim como uma criança é a sua mãe? Nós podemos encontrar tal força?

Se a encontrarmos, seremos capazes de realizar esse tipo de experimento e ver que é assim.

De KabTV “O Mundo Integral: A Fórmula da Sociedade Integral” 01/07/12

Comente