Em Que Ombro Devemos Chorar?

Pergunta: Segundo as estatísticas, 90% das mulheres transmitem todos os seus segredos aos seus amigos do sexo feminino, e 90% dos homens transmitem todos os seus segredos às suas esposas. As mulheres têm a necessidade de compartilhar seus sentimentos mais profundos com um amigo próximo. Isso está certo? Ou será que esta situação precisa ser mudada?

Resposta: Nós não trabalhamos com esses tipos de problemas ou consideramos necessário nos envolver nessas áreas da comunicação humana e da psicologia porque não estão diretamente e estritamente relacionados com a integração da sociedade. As pessoas se comunicam com os outros da maneira que acham mais confortável. Ao mesmo tempo, nós não lhes impomos nada, porque a comunicação a um nível natural, animal, não nos interessa.

O que nos interessa é o quanto somos capazes de levantar uma pessoa acima de si mesma para a integração com os outros. Precisamos cultivar a sensação de que eles começam a experimentar num grupo o sentimento integral que acontece principalmente entre os homens, e é isso que precisamos prestar atenção. Todas as outras questões a respeito de quem compartilha com quem e o que eles têm em suas vidas cotidianas não nos interessa.

Naturalmente homens compartilham com suas esposas. Como regra, um marido tem uma necessidade interna para compartilhar com sua esposa e receber sua aprovação. Ele tem essa necessidade toda a sua vida começando com sua mãe.

As mulheres não têm esse estado. Quando ela é jovem, ela tem uma mãe, e mais tarde apenas um amigo do sexo feminino que é capaz de a compreender ou de alguma forma apoiá-la, ela precisa de um ombro para chorar porque seu marido não a entende.

De uma palestra sobre educação infantil Integral 04/03/12