Crescimento Nos Degraus da Escada Espiritual

A fim de obter a imagem real e completa da realidade, é preciso desligar um pouco da mesma realidade a que estamos acostumados, e o tanto quanto possível, tentar imaginar o estado permanente que é o desejo de receber que foi criado pelo Criador. Todos os movimentos ocorrem somente dentro desse desejo, dentro de sua consciência.

Se este desejo tenta compreender e sentir o seu estado real, então isso é chamado de movimento. É precisamente neste estado em que nos encontramos, mas no nosso entendimento e sentimentos compreendemos uma realidade diferente, imaginária. Este tipo de exercício, um jogo em que estamos envolvidos, a fim de fazer um esforço, como crianças, tentando ter sucesso no jogo – através dele  ganhamos conhecimento, sentimento, compreensão, inteligência e desenvolvimento.

Se não fosse por esses jogos, então a criança iria crescer como um animal: de um pequeno animal a uma besta grande. Mas é especificamente através dos jogos que cada vez ela aprende, ela muda e se torna um homem.

E aqui estamos nós, exatamente no mesmo estado. De propósito, Ele nos deu a sensação de que está longe de ser a verdade para que nós tentemos nos parecer com a verdade, como crianças pequenas que brincam de ser gente grande. Na medida das nossas tentativas, começamos a compreender esta situação real, e nela entrar, e sentimos que estamos dentro dela.

Acontece que a sabedoria da Cabalá é composta por conselhos sobre como atingir este estado real, que leis operam lá, quais as atividades que ocorrem, e o que podemos fazer para passar gradualmente do nosso estado presente para um estado que está mais avançado através dessas ações, pensamentos e desejos.

Tudo isso é chamado de “a obra do Criador”, uma vez que através Dele, queremos assemelhar-se ao Criador. O Criador é a força geral, o desejo geral de atributo. E, a fim de assemelhar-se a esse atributo, que é chamado de o Criador, devemos criar condições dentro de nós para revelar-Lo. Este é especificamente o que fazer passo a passo com a ajuda dos conselhos dos cabalistas.

Nossas correções graduais são completamente contraditórias e opostas à doação, até a semelhança completa a Ele, que é chamado de “a escada espiritual”, onde subimos a partir dos atributos de recepção para os atributos de doação. Nestes níveis ascendentes, aprendemos sobre os atos espirituais, a compreensão do atributo de doação em todas as formas.

A correção desses atributos egoístas aos atributos de doação é chamado cumprindo Mitzvot (mandamentos / preceitos).

[87347]
Da 1 ª parte da Lição Diária de Cabala de 8/31/12 , Escritos do Rabash

Material Relacionado:
Recriando Harmônicos Superiores
Fé: A Recompensa Pelo Trabalho