Corrigir O Mundo Significa Nos Corrigirmos

Dr. Michael LaitmanPergunta: Que esforço e despertar nos faltam, a fim de ajudar as pessoas a quebrar as barreiras?

Resposta: Elas devem saber que a meta não é alcançada por gritos e tumultos nas ruas. Em vez disso, devemos aprender o que é a conexão.

A conexão não é uma coisa simples. Gritos entusiastas não vão ajudar aqui. A pessoa deve examinar a si mesma, revelar e executar dentro de si as forças que repelem a conexão e que a ajudam.

Na verdade, o método de conexão é o método para a correção do interior da pessoa. Eu não quero me conectar com os outros, porque é assim que sou construído internamente. Eu posso falar disso, louvar a unidade do mundo e organizar dias de amor geral, mas, na verdade, todos nós somos egoístas, e ninguém tem o poder de se conectar verdadeiramente com os outros. Não é que ele não queira, mas é simplesmente incapaz.

Portanto, nós precisamos nos familiarizar com isso e começar a mudar a nós mesmos. A correção do mundo é a correção de cada um. Nós precisamos mudar a pessoa. Além disso, cada um precisa mudar a si mesmo e não os outros; ajudar a outra pessoa significa transmitir o método e apoio em seus primeiros passos que ela é capaz de realizar. Eu posso lhe dar um exemplo até que ponto isso é importante para mim, para que ela também esteja imbuída dessa importância.

Nós só precisamos agir de acordo com os princípios da mutualidade. Nisso nós somos diferentes de todos os outros, à medida que dizemos que é possível chegar à conexão e unidade, que é possível superar a crise.

Nós somos capazes disso. Nós temos o método de conexão que se baseia na correção da pessoa. A Torá é destinada para isso, como está escrito: “Eu criei a inclinação ao mal, e eu criei a Torá como tempero para ela, porque a Luz nela reforma”.

Esta é a forma como a pessoa se torna melhor. Nós usamos este método que nos permite atrair a Luz através do estudo da sabedoria da Cabalá e do trabalho em grupo.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 07/09/12, “Corpo e Alma”