Conexão Que Penetra O Mundo Inteiro

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por um lado, quando trabalhamos com um grupo de pessoas comuns, nós explicamos a elas que elas devem estabelecer o tipo de relação entre si que irá torná-las mais felizes. Por outro lado, dizemos que estamos no meio de um processo comum universal, quando toda a sociedade vai mudar. Isso evoca uma reação correspondente nas pessoas: “Por exemplo, eu faço alguma coisa no meu grupo, mas nada vai mudar até que o governo, o país inteiro e toda a sociedade tomem medidas”. Como podemos convencer as pessoas de que as coisas dependem delas?

Resposta: A questão é que, quando cerca de dez anos atrás, nós dizíamos às pessoas que uma crise tomava conta do mundo, ninguém acreditava em nós. Mesmo em 2007, os prêmios Nobel foram dados às teorias sobre a ausência da ameaça de uma crise. Mas ela irrompeu em 2008!

A humanidade sempre fica em apuros porque não tem um método, um plano; ela não tem a compreensão do que está fazendo e para onde está indo. Ela não conhece a meta nem as forças do mundo que a desenvolve. É por isso que, naturalmente, parece-lhe que é impossível conseguir a unidade da sociedade.

As pessoas não percebem a rede que existe entre todos os povos do mundo. Mesmo que se fale do efeito borboleta, das diferentes interconexões entre nós, elas obviamente não sentem isso. É por isso que elas pensam: “O que vai ocorrer se eu fizer um ou outro grupo? O que tem isso? Aonde vai levar?”.

Elas não entendem que desta forma se juntam a uma massa inerte, a lançam, e esta se move por conta própria. Em um ou dois meses todos vão dizer aquilo que dizemos entre nós hoje. É por isso que quando eles trabalham com um grupo pequeno, na realidade eles usam isso para criar um tampão entre eles e o mundo inteiro, e desta forma bombeiam toda a energia espiritual através deles e do grupo para o mundo inteiro.

Mesmo que estas forças, esta rede de conexões entre todos, seja totalmente invisível, de repente você começa a sentir que as pessoas começam a dizer as mesmas coisas que nós em todos os lugares, e é assim que isso se espalha. Em outras palavras, você vê pela reação, pela resposta, pelo eco, que vêm de todo o mundo, que as coisas que você costumava dizer meses atrás agora estão se tornando a propriedade das massas. Mesmo que, em geral, elas não ouçam nada de você, mas sentem isso inconscientemente no seu interior, porque a Luz superior chegou até elas e está agindo nelas.

Nós podemos explicar às massas que estamos todos conectados (há muitos artigos científicos sobre isso), e quando todos nós fazemos alguma coisa, isso necessariamente se torna a propriedade de toda a humanidade, porque isso passa através da rede de conexões.

Hoje não precisamos nem usar a terminologia Cabalística. Hoje, a conexão entre as pessoas, a globalidade do mundo, a unidade da natureza e sua integralidade, todas essas coisas estão se manifestando plenamente, e é por isso que também estamos saindo para o mundo.

Da Lição Virtual, 26/8/12