As Células Cancerosas: Não Individuais, Mas Uma Sociedade

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (da Rice University): “Em face das evidências de que as células cancerosas se comunicam, colaboram e até mesmo participam da tomada de decisão coletiva, biofísicos e pesquisadores de câncer da Universidade Rice, Universidade de Tel Aviv e da Universidade Johns Hopkins estão sugerindo uma nova estratégia para enganar o câncer através de sua própria inteligência social”.

“‘Nós precisamos ir além da noção de que o câncer é um conjunto aleatório de células sem freio’, disse Herbert Levine, codiretor do Rice’s Center for Theoretical Biological Physics e coautor do artigo de capa da revista Trends in Microbiology desta semana que reúne dezenas de descobertas recentes sobre o comportamento social das células cancerosas. ‘Estas células levam vidas sociais sofisticadas’”.

“O coautor do artigo Eshel Ben-Jacob, um investigador sênior no CTBP, disse, ‘O câncer é um inimigo sofisticado. Há evidências crescentes de que as células cancerosas usam comunicações avançadas para trabalhar em conjunto para escravizar as células normais, criar metástases, resistir às drogas e enganar o sistema imunológico do corpo’”…

Ben-Jacob disse que as células cancerosas têm demonstrado cooperar para iludir as drogas da quimioterapia, muito parecido com as bactérias que se comunicam e agem como uma equipe para resistir aos ataques de antibióticos. Ele disse que alguns tipos de câncer parecem sentir quando as drogas da quimioterapia estão presentes e soam um alarme que faz com que as células de um tumor mudem para um estado dormente. Sinais semelhantes são posteriormente utilizados para fazer soar o “perigo passou” e despertar as células dentro do tumor.

“‘Se nós pudermos quebrar o código de comunicação, conseguiremos impedir que as células adormeçam ou as despertaremos para um ataque quimioterápico bem-cronometrado’”, disse Ben-Jacob. “‘Este é apenas um exemplo. Nossos amplos estudos da vida social das bactérias sugerem uma série de outros exemplos, incluindo o envio de sinais que acionam as células cancerosas a se transformar e matar umas às outras’”.

Meu Comentário: O câncer é um corpo no corpo. O nosso corpo é uma comunidade de células vinculadas a uma única ideia de apoiar mutuamente a vida. Mas há a doença do câncer: algumas das células, devido ao seu maior egoísmo, separam-se das outras células do corpo e começam a vê-las como inimigas, como um corpo estranho que precisa ser atacado e devorado. O câncer é uma avaria no programa das células cujo egoísmo aumentado não sente o corpo como seu. Isto é como nós, que somos inconscientes da natureza como nossa própria casa e desejamos destruí-la para o seu bel prazer. Como as células cancerosas matam o corpo e depois morrem por falta de habitat, nós também estamos caminhando para a morte à medida que estamos matando nosso planeta.