A Escada Dos Cabalistas

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “O Shofar do Messias”: E por causa disso, Rashbi permitiu-se e revelou a sabedoria do oculto em seus livros, O Zohar e os Tikkunim. No entanto, foi com muito cuidado, uma vez que ele só permitiu Rabi Abba, que podia revelar com insinuação, de modo que apenas os sábios dos filhos de Israel entenderiam, e os sábios das nações não entenderiam.

Um Cabalista que alcança o mundo espiritual é como um cientista que descobre algo grande. Se você pedir a ele para explicar sua descoberta, ele não vai encontrar as palavras para isto e não será capaz de encontrar uma definição clara e coerente. Para fazer isso, nós precisamos de metodólogos que abram o caminho para as pessoas ao ápice do conhecimento.

Então, se estamos falando sobre a primeira convergência, o Rabi Abba poderia reescrever as palavras do Rabi Shimon para que elas iluminassem mesmo para iniciantes, para aqueles que estão aos pés da sabedoria da Cabalá, e ajudassem aqueles que avançam nos níveis espirituais para ascender. Ele organizou o material de modo tão coerente que pudesse haver uma transição suave de “grau a grau”, de um nível para o outro. Mesmo se a pessoa comum queira alguma coisa, como um bebê que abre a boca instintivamente, isso é o suficiente. Afinal, ele já tem um sistema digestivo, o que significa que a comida que ele recebe dos grandes o ajudará a crescer.

Isto é o que o Rabi Abba sabia fazer: revelar com sugestão, permitindo assim que mesmo um iniciante se aproximasse dos segredos. Rabi Shimon atingiu o mundo inteiro, e Rabi Abba sabia como traduzir suas palavras e organizá-las para nossa ascensão. É por isso que O Livro do Zohar é como uma escada espiritual para nós.

Baal HaSulam adaptou ainda mais O Livro do Zohar para os tempos modernos através do seu Comentário do Livro do Zohar. Nós pensamos que ele acrescentou termos Cabalísticos, mas não isso, é outra coisa. As explicações adicionais não acrescentam nada por si mesmas. Pelo contrário, elas podem distanciar a pessoa que quer aprender este livro a partir da essência interior. Isto porque a pessoa simplesmente se enche com conhecimento.

Não, o Baal HaSulam facilitou o nosso caminho ainda mais para que possamos agarrá-lo e avançarmos pela mente e nossas emoções. Os Cabalistas estavam preocupados e fizeram questão de abrir este caminho, a escada, e nos fornecer acesso a ela.

Pergunta: Nós também gostaríamos de disseminar a sabedoria da Cabalá num envelope transparente e, ao mesmo tempo, com um “recheio” que desenvolverá as pessoas. Como podemos fazer isso?

Resposta: Isto está impresso em nós no nível instintivo, porque nós estudamos pelo método que os Cabalistas nos passaram. A pessoa que estuda aqui e se dedica ao caminho tem isto graças à conexão entre Rabi Shimon e Rabi Abba.

Afinal, tudo decorre do Livro do Zohar e só essa raiz espiritual opera por todas as gerações: a realização superior (Rabi Shimon) e o caminho, o acesso a ela (Rabi Abba). Todos os outros amigos do grupo do Rabi Shimon, incluindo seu filho Rabi Elazar que fala sobre o fim da correção, estão incorporados neste sistema.

Portanto, este é o significado de “revelar com insinuação”: mesmo durante a ocultação, tudo que a pessoa precisa é revelado no caminho.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 09/05/12, “O Shofar do Messias”