“A Economia Mundial Entrando Na Temporada De Furacões Financeiros”

Dr. Michael LaitmanOpinião (de Insurance Journal): “A temporada de furacões do Atlântico Norte vai de meados de agosto a outubro, com um pico forte na atividade de tempestades em torno da metade de setembro. Um padrão menos familiar, mas ainda mais destrutivo de distúrbios é a temporada de furacões financeiros, que coincide com a temporada meteorológica quase no mesmo dia. …

“A coincidência entre furacões financeiros e meteorológicos não pode ser totalmente fortuita. A economia global, como a atmosfera do mundo, é um sistema complexo finamente equilibrado.

“Em tais sistemas, pequenas perturbações podem se acumular para provocar grandes efeitos. E assim como os pontos de inflexão meteorológica tendem a ocorrer quando começa a circulação do ar do outono para romper o ar úmido acumulado nas calmarias do verão, algo similar parece acontecer com os mercados financeiros quando a negociações acalmadas pelos feriados de verão voltam ao normal. O resultado pode ser a reação súbita e violenta de eventos acumulados ao longo do verão que os mercados pareciam ignorar. …

“Na China, a atividade econômica não foi capaz de acelerar como esperado, apesar de repetidas tentativas de estímulo monetário e fiscal. Isto pode significar, simplesmente, que o governo e o banco central ainda não fizeram o suficiente. É possível, no entanto, que a economia chinesa se tornou muito complexa para ser gerida e aperfeiçoá-la de forma tão eficaz como no passado. Ou talvez os resultados decepcionantes de estímulo chinês até agora reflitam um amplo fracasso da política monetária, que está se tornando evidente em todo o mundo. Decepções recentes na Grã-Bretanha apoiam essa interpretação.

“Os EUA e Grã-Bretanha se recusam a reconhecer que imprimir dinheiro nunca pode ser contraproducente. Na Alemanha, pelo contrário, eles se recusam a aceitar que imprimir dinheiro nunca pode funcionar. O que nos leva, finalmente, para a mais importante fonte de instabilidade que ameaça o furacão financeiro no Outono deste ano – o conflito iminente entre o BCE, a Alemanha e o resto da zona euro”.

Meu comentário: A falta de compreensão da natureza do processo é a causa do nosso estado, e o problema desaparecerá quando tomarmos consciência de sua causa e nossas ações estiverem de acordo com o programa da natureza (Ver artigo do Baal HaSulam “Paz no Mundo”).