A Crise Nos Ensina A Consumir O Necessário

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (da Euronews): “Com muitos espanhóis lutando para sobreviver, muitos descobriram uma nova maneira de encontrar desconto em itens do orçamento.

“Um número crescente de pessoas está quebrando o hábito de uma vida e começando a comprar bens de segunda mão.

“Os compradores estão agora olhando para todos os tipos de coisas que eles antes consideraram apenas comprar novo, desde roupas a carros…

“As vendas no varejo na Espanha cairam enquanto o país entra em sua segunda recessão em poucos anos, mas as lojas de segunda mão são um dos poucos lugares relatando enormes aumentos. Como resultado da luta os espanhóis aprenderam a mendigar por pechinchas e a contentar-se com o que têm e a consertar”.

Meu comentário: Assim, inevitavelmente, nós teremos que “descer” ao nível da produção e consumo de bens essenciais e não mais. Neste caso, a economia “esvaziará” para o seu tamanho normal necessário. A humanidade estará satisfeita com o que é necessário para a existência material e vai mudar todos os seus desejos e possibilidades de realização espiritual através do sofrimento, da expansão da crise, ou através da compreensão de tal desenvolvimento como o melhor.