Verificando Pela Ação

Dr. Michael LaitmanAo nos esforçarmos em direção à meta da criação, nós descobrimos a destruição dentro de nós mesmos. Por outro lado, aqueles que não se esforçam não descobrem a destruição dentro de si. Exatamente da mesma forma, a pessoa só pode revelar os defeitos em um automóvel se der a partida e tentar movê-lo. Caso contrário, tudo parece estar em ordem. Eu ainda não encontrei nenhum problema dentro de mim, e eu atribuo o mal a outra coisa.

É por isso que só aquele que se esforça em direção à meta revela a destruição, somente aquele que se esforça em direção à unidade do grupo descobre o quão longe está dela. Mover-se em direção ao bem e esforçar-se pelo bem-estar nos traz uma sensação ruim, a realização do mal.

Para quê? De modo que, no nível seguinte, eu grite pedindo ajuda, eleve MAN (oração). Então, eu vou receber mudanças, as qualidades de doação. É aqui que ocorre o movimento e não em outro lugar. A pessoa precisa verificara si mesma nisso.

Portanto, eu tenho aplicado esforços, estava me unindo com o grupo e queria estar junto com os amigos, a fim de sair para o mundo espiritual, para chegar à doação, ao Criador. E o que recebo como resposta? A realização do mal: o quanto eu não quero ir ao Criador, não quero estar no grupo. Eu descubro o meu verdadeiro estado; a verdade veio à tona pela Luz.

Se eu abaixar as minhas mãos agora, eu vou perder a oportunidade que esta revelação apresenta. O Criador disse: “Eu criei a inclinação ao mal, eu criei a Torá como tempero”. Isso significa que agora eu estou começando a partir da inclinação ao mal, e até agora eu realizei um trabalho, a fim de revelá-la.

Em primeiro lugar, a fim de revelar o mal, eu devo estar conectado ao grupo, ao estudo, ao Criador, e outros meios. Como consequência, a inclinação ao mal foi revelada a mim. Depois, eu dirijo um apelo (MAN) à Torá (tempero), à Luz que Reforma oculta dentro dela.

Na realidade, tudo isso é bom. Pois se fôssemos julgá-la do ponto de vista da doação, a revelação do mal é a essência do bem. Mas quando eu vou alcançar a revelação?

Assim, o próximo estado vem a mim; eu recebo a resposta do Uno ao meu apelo – MAD. Esta resposta pode ser tão grande, que eu vou alcançar a conexão com o grupo e um vaso no qual vou revelar a Luz. Então, a Luz e o vaso se tornarão doação, que eu alcancei após inúmeras ações semelhantes.

Checking By Action

Dessa forma, por um lado, receber a inclinação ao mal é sempre a minha característica, mas por outro lado, eu fico com a força de doação, a Luz.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 29/07/12, Escritos do Rabash