Uma Nação

Dr. Michael LaitmanPergunta: A pessoa aprende pelo exemplo. Que tipo de exemplos ela deve ver a sua volta?

Resposta: A pessoa deve ver a solidariedade e uma boa atitude para com os outros, acima do amor próprio. Na verdade, o trabalho reside exatamente em elevar-se acima do ego.

Na vida, normalmente, se eu estou em desacordo com alguém ou se não me importo com ele, eu nem sequer o noto. Eu não poderia me importar menos com meus colegas de trabalho – meu relacionamento com eles não vai além de uma saudação amigável. Com relação a isso, se quisermos escapar de todos os problemas, devemos estender laços propositais acima do nosso ego. No nível deste mundo nós realizamos o mesmo trabalho que na espiritualidade: nós começamos a expressar uma atitude um pouco mais calorosa em relação ao outro. Por quê? Porque o nosso dever é estabelecer uma conexão. Afinal, nela se encontra o poder especial que é capaz de aliviar os problemas.

Essa deve ser a nossa abordagem: acima do isolamento e da indiferença que formamos; talvez não o amor, mas uma conexão mútua, para que possamos nos sentir como uma só nação.

Não é por acaso que a crise está demolindo fronteiras e demonstrando claramente que todas as pessoas estão interligadas, como se todos nós vivêssemos no mesmo país. Se combinássemos todos os nossos sistemas num único conjunto, nos elevaríamos acima da crise.

Conclui-se que eu devo encontrar a força e direção no meu ambiente, que deve me convencer de uma só coisa: que a nossa união irá neutralizar todos os problemas. Tudo o que é repleto de negatividade hoje vai se tornar instantaneamente positivo, como num passe de mágica.

Pergunta: Portanto, tudo o que estamos falando são relacionamentos positivos?

Resposta: Sim. Isto é suficiente. Eu não me importo com ninguém, mas, juntos, nós começamos a trabalhar na construção de uma sociedade melhor através da conexão entre nós, uma que esteja cheia de vida, prosperidade e otimismo.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 12/08/12, Escritos do Baal HaSulam