“Um Computador Pode Substituir Um Professor?”

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (da BBC News): “O Professor Sugata Mitra, da Universidade de Newcastle, queria saber o que acontece quando os adultos recuam e permitem que as crianças utilizem um PC sem vigilância.

“Este ano, o Professor Mitra está realizando uma série de experimentos em locais ao redor do mundo, incluindo o Brasil e a Índia, nos quais as crianças recebem acesso a computadores sem um professor para orientá-las.

“Um dos locais é uma sala de aula de uma escola em Kiddapore, em Calcutá, na Índia. A escola que é dirigida por uma ONG para dar aos jovens desfavorecidos mais acesso à educação.

“Em Kiddapore, o Professor Mitra pediu aos professores que recuassem e deixassem o mouse ensinar. Os professores observaram o impacto no comportamento.

“Em particular, um aluno que tinha se comportado mal estava ajudando as crianças menores a usar o PC e agindo como seu professor.

“Não é a primeira vez que o Professor Mitra pediu a acadêmicos e educadores para pensar duas vezes sobre o papel dos professores.

“Em 1999, ele lançou um conjunto de experimentos, conhecido como ‘Buraco na parede’ em uma parede de uma favela em Delhi, na Índia.

“Dando acesso a computadores, Mitra observou que as crianças começaram a aprender inglês e naturalmente acabaram em grupos organizados de aprendizagem”.

Meu comentário: Esta é a antiga tradição de estudar a Torá e a Cabalá: os estudantes devem primeiro ouvir o professor e, em seguida, discutir juntos o material estudado. O Talmude é estudado por vários estudantes em um grupo discutindo isso sem um professor.

Nossos workshops (sadna) são organizados da mesma forma: o professor ou o moderador define um tema ou pergunta, que em seguida é discutida pelo grupo de dois a dez alunos. Se houver mais de dez alunos, outro grupo é criado.