Todos Têm A Ponta Da Corda

Dr. Michael LaitmanNós só recebemos o reconhecimento do mal do Criador; na verdade, Ele criou apenas o desejo de receber. A Luz, o meio que nos ajuda a corrigir o nosso estado, nós temos que encontrar dentro do ambiente.

A questão é que a ação do lado do Criador é nos dar o reconhecimento do mal, e a ação do lado da criatura é pedirpela correção depois de alcançar o reconhecimento do mal. Este é o trabalho.

Eu não preciso de nada do Criador, só que Ele me revele que eu existo dentro do mal. Mas é só no verdadeiro mal, “na qualidade”, que eu preciso entender que não me falta o atributo de doação e me sentir mal por causa disso. Todo o resto vai passar por si só: claro que eu vou correr para buscar ajuda, eu vou chorar, pedir e exigir, até que eu o force a me corrigir.

Assim, a tarefa do Criador é revelar o mal, e minha tarefa é exigir que Ele transforme o mal em bem.

Pergunta: Como é possível aumentar a intensidade do meu pedido ao Criador?

Resposta: A intensidade depende de como você se sente mal em seus atributos egoístas. Tudo se move somente após o sentimento; o intelecto é inútil aqui. Assim, eu preciso traduzir a situação para o sentimento: eu me sinto mal por existir no desejo de receber.

Por exemplo, eu sinto vergonha quando as pessoas ao meu redor me olham com desprezo. Eu simplesmente só posso pensar: “Como posso ir em frente? Na verdade, amanhã, vou precisar vê-los novamente”. Então, quando eu me sinto mal, eu procuro uma saída.

Mas se você se sentisse bem e não sentisse nenhuma vergonha, você não seria capaz de se aproximar da correção. O ego é certamente previsto e a fala de alguém lá fora não me diz respeito.

Palavras em si mesmas são impotentes. Eu preciso transferi-las para esse nível interno, onde elas vão causar uma resposta de mofo que eu realmente me sinta mal sobre o modo como se relacionam comigo. A influência do ambiente precisa controlar meu próprio poder de auto-persuasão. Em suma, eu preciso sentir vergonha. Isso me traz a “restrição”, um pedido, tudo o que virá depois.

Pergunta: Como a pessoa pode ampliar essa vergonha?

Resposta: Através do poder do pensamento.

Pergunta: Como a pessoa pode ampliar o pensamento?

Resposta: Pelo poder da persistência, usando a perseverança.

Pergunta: Como a pessoa pode aumentar a persistência?

Resposta: Peça aos amigos para ajudar a lembrar a pensar nisso e na consciência da importância.

Pergunta: E se eu me esquecer de pedir isso a eles?

Resposta: Escreva um e-mail com antecedência para que eles o apoiem.

Pergunta: E se eu me esquecer de escrever o e-mail?

Resposta: Não pode ser que a pessoa receba uma oportunidade e não lhe seja dado o fim da corta. Ela é sempre capaz e precisa começar seu caminho a partir de alguma coisa.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 30/07/12, “Introdução ao Livro do Zohar

Comente