Na Ressonância Dos Sentimentos

Dr. Michael LaitmanPergunta: Divulgando a mensagem de união no mundo, trazemos a força da Luz. Qual é a melhor maneira de conduzir a Luz a uma pessoa? Como é que podemos senti-la?

Resposta: A Luz flui de um desejo a outro desejo. Palavras não são tão eficazes porque é algo externo. Por palavras, nós tocamos um homem com o rígido mecanismo da percepção padrão: ele estava acostumado a diferentes opiniões; ele pode resistir por causa do seu orgulho; ele não concorda com você por causa de seus próprios sentimentos, independentemente dos benefícios que ele possa obter.

Não importa o que tentamos transmitir às pessoas, é desejável vesti-lo no menor número possível de camadas. E a linguagem é uma espécie muito “densa” de vestimenta. Afinal, as palavras devem atravessar a mente da pessoa, restringidas por muitos fatores.

A melhor maneira de enviar a nossa mensagem é emocionalmente, compartilhando o sentimento do destinatário, impregnado com seu entusiasmo, porque o desejo não pensa, mas sente. Nós devemos unir nosso desejo com o seu desejo, ressoar com seus sentimentos, e, em seguida, você irá irradiar na pessoa o que você quer. E seu desejo contém a Luz que Reforma.

Se você enviar uma mensagem através do sistema racional, ela permanece externa e difícil de digerir. Este é o caminho certo do fracasso. As pessoas geralmente não são inspiradas pelos frutos da razão. Há uma abundância de pessoas inteligentes no mundo: hoje, você me convenceu de algo, e amanhã eu serei capaz de convencê-lo.

Por outro lado, a resposta emocional é armazenada como “registros” (Reshimot), e mesmo depois de dez anos, a pessoa pode voltar a ela. Até mesmo um pensamento aleatório é suficiente, e ela vai se lembrar da cena, da situação que experimentou uma vez. Conhecimento e pensamentos tornam-se esquecidos, mas sentimentos permanecem sempre.

Isso é muito importante: não importa a que público possamos nos dirigir, mesmo cientistas; nós devemos carregar a sensação de que irá produzir uma resposta. Nós nos voltamos para o desejo, para as necessidades humanas e tentamos dar uma resposta para o lhes falta, e tentamos dar uma solução para seus problemas, ou pelo menos uma esperança de solução.

Isso requer mesas-redondas, workshops e atividades colaborativas que carreguem uma sensação agradável, como se convidássemos as pessoas a ter uma boa vida: “Vamos fazer isso e vocês irão se animar. Vocês vão ver que nem tudo é ruim na vida, que há outro lado”.

É como uma droga que os Cabalistas chamam de “elixir da vida”. Ela não intoxica, não desconecta da realidade, mas ajuda a superá-la, e esta é a diferença das drogas reais. Devido às emoções positivas e à inspiração, as pessoas começam a apreciar a união e continuam no caminho.

O mesmo se aplica às crianças, mesmo as pequenas. Elas devem saber que se brincam juntas gentilmente, vão receber um prêmio. A união ainda não desperta seus sentimentos positivos, e por isso vamos dar-lhes doces ou presentes, para que elas possam ficar juntas. Elas serão dez vezes mais amigáveis para com o outro em antecipação do prêmio, e, em seguida, o hábito se torna uma segunda natureza. Afinal, elas já aprenderam a jogar muitos jogos juntas e já adotaram uma forma comum. Aliás, os adultos seguem o mesmo caminho: eles se reunem com suas famílias, se divertem e sorriem um ao outro; estes são seus “doces”, que os ajudam a se acostumar a agir em conjunto. Enquanto isso, notícias de união se “traduzem” em seus corações.

Uma boa atitude cura muitas feridas. Noventa por cento dos males em nossas vidas podem ser curados apenas com uma boa atitude, sem acrescentar nada mais. Mostre sua compaixão para com uma pessoa, e você vai reduzir sua dor pela metade. Mostre que você se preocupa com ela, e você reduzirá pela metade a dor restante. Esta é nossa psicologia, porque juntos, nós estamos num sistema comum. Eis por que tal atitude certamente causará uma resposta. Dê um presente para uma pessoa, e ela vai olhar para você de forma diferente. Ela não tem escolha nisso.

Isso é o que nós precisamos explicar e demonstrar às pessoas até elas alcançarem as boas relações, como as crianças que são atraídas aos doces. Afinal, nosso desejo exige prazer. Portanto, deixe a pessoa desfrutar do prazer das ações que levam ao objetivo. Mesmo que ela ainda não saiba disso, mas você sabe.

Você quer levar o mundo inteiro ao Criador. Você trata as pessoas com amor e compreensão. Às vezes você precisa de firmeza, mas em geral, você age suavemente, e é garantido para trabalhar.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 07/08/12, “Introdução ao Livro do Zohar