Doar A Um Amigo

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que significa doar a um amigo?

Resposta: Doar a um amigo é fazer o que ele quer. Se nós somos amigos e nos reunimos num grupo para alcançar o objetivo, eu tenho que ajudá-lo em tudo o que for possível para que ele possa alcançá-lo.

Ele pode não ter algumas coisas materiais essenciais, e daí eu preciso, antes de tudo, cuidar disso. Mas, uma vez que ele receba as necessidades básicas, eu deveria ajudá-lo a alcançar o objetivo.

Ele precisa de mim para dar-lhe força, um empurrão, inspiração, ir junto com ele. Isso é chamado ajudar um amigo, como se diz: “Cada um deve ajudar o próximo”. Então, eu lhe digo que grande objetivo está diante de nós, e como estamos juntos, e que juntos vamos alcançá-lo. Eu lhe mostro como eu o amo, acredito nele, e preciso dele neste caminho. Eu o desperto e, através dele, também obtenho força.

Caso contrário, não vamos alcançar o objetivo; alguém não consegue fazer isso sozinho. Um mínimo de 10 pessoas é necessário.

Isso é chamado de doação aos amigos. O que mais você pode dar a eles? Se um amigo não tem pão, então você vai lhe dar metade do seu. Mas tudo o mais, exceto as necessidades básicas que você pode dar, é só a força ao longo do caminho, a inspiração, e a grandeza do objetivo. Você precisa ser um psicólogo de verdade ao seu lado; assim, nós trabalhamos um com o outro.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 26/08/12, O Estudo das Dez Sefirot

Comente