Como Fazer O Destino Se Voltar A Você

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Tu me cercaste por detrás e por diante: “Tu me cercaste por detrás e por diante, ou seja, a revelação e a ocultação da face do Criador. Isto é porque, na verdade, “Seu reino governa sobre tudo”, e tudo voltará à sua raiz, porque não há nenhum lugar livre Dele.

A pessoa tem a oportunidade de estar em conexão com a força superior, com a Luz que nos faz avançar, de forma direta, de acordo com a equivalência com o Criador, ou sob a forma oposta, de acordo com a discrepância. Naturalmente, ambas as abordagens podem ser combinadas de alguma forma. Não é necessariamente uma direção ou o oposto a ela, ou seja, zero ou 180 graus, mas nós estamos sempre sob a influência da Luz, e não temos liberdade de escolha nisso. A Luz sempre nos afeta. O que depende de nós é só escolher se Sua face está voltada para nós ou se o lado oposto está.

Os Cabalistas nos falam sobre isso, porque somos capazes de influenciar isso. Afinal, há uma abundância de sistemas muito importantes agindo nos mundos espirituais, sobre os quais eles não dizem uma palavra para nós, porque não podemos estabelecer qualquer comunicação com eles. Estes sistemas nos afetam apenas de um lado, e é por isso que nada é dito sobre eles.

De todos os grandes sistemas, os Cabalistas nos revelam um pequeno fragmento, através do qual podemos mudar nosso destino. Eles não dizem nada sobre a parte onde não podemos fazer nada conosco mesmos.

Por isso, se o Baal HaSulam escreve que o Criador nos cerca por detrás e por diante, isso significa que temos a oportunidade de sentir o Criador, não do lado oposto, mas revelar a Sua face, e isso vai mudar o nosso destino nos 180 graus. Para fazer isso, nós precisamos o tempo todo buscar a revelação da Shechina — o poder do amor e da doação que estamos tentando revelar de acordo com a equivalência das nossas propriedades a ela.

No entanto, o lado oposto é revelado quando agimos de acordo com as nossas próprias condições, nossas propriedades egoístas. Se, em todas essas situações, não estamos tentando alcançar congruência com o governo superior, para revelar a Sua face, então Seu lado oposto é revelado a nós.

Isso determina como nós sentiremos o governo superior. Se o lado oposto está virado para nós, então no escuro, achamos que somos capazes de fazer algo sozinhos. Nós acreditamos que podemos agir e governar a nós mesmos, mas, por algum motivo, não conseguimos.

Quando o governo superior está voltado para nós, revelamos o outro lado: que o Criador age em tudo. Nós descobrimos isso se mudarmos somente a nós mesmos e nada mais. Nós queremos nos voltar ao Criador.

No entanto, descobrindo que Ele age em tudo, nós também revelamos que Ele é gentil e faz o bem e que é por isso que estamos satisfeitos por ver que todas as nossas ações vêm Dele. Esta é a essência do gerenciamento aberto que é sempre bom. O controle oculto é sempre sentido como dor e sofrimento.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 30/07/12, Escritos do Baal HaSulam