Cercados Pelo Bem Absoluto

O nosso despertar para o Criador frequentemente inicia-se quando um certo ressentimento para com Ele surge em nós. Só raramente nos viramos para o Criador com gratidão, mais frequentemente fazemo-lo com queixas e reclamações.

Estas queixas despertam repetidamente numa pessoa. Mas se ela, no entanto, permanece num grupo e continua a estudar, atraindo a Luz para si própria, então começa a perceber que todos os problemas, todo o sofrimento, endurecimento do coração, vergonha — tudo são situações arquitetadas na sua vida pelo Criador, e , em especial, as mais desagradáveis são delineadas para lhe mostrar que tudo vem do Criador.

Posteriormente, esta precisa de entender que não deve pedir para que estes problemas sejam resolvidos, uma vez que assim estaria a voltar-se para o Criador de uma forma egoísta. A pessoa deve voltar-se para o Criador independentemente de todos estes problemas, concordando com Ele, regozijando-se e vendo em todas as acções que lhe causam as mais variadas sensações desagradáveis, a bondade e a misericórdia do Criador, que o acompanham ao longo da sua vida. Esta precisa de pedir a correção da sua atitude perante o Criador.

Ela precisa tentar corrigir-se acima de todas essas sensações desagradáveis, percebendo-os como obstáculos que pode ultrapassar, se ela os desejar ver como uma espécie de ajuda para alcançar a propriedade de doação. Então, todas essas situações desagradáveis, dor, vergonha, e confusões vão parecer-lhe como o oposto, como ajuda e misericórdia do Criador, que as enviou para que esta as aceite como algo de bom e que peça a sua correção.

E para completar esta etapa, uma pessoa pede para a possibilidade de estar preparada para qualquer coisa que vem do Criador, aceitando antecipadamente como uma bênção tanto o que vem de bom como o que vem de mau. Isso significa aceitar o governo directo e indirecto do Criador, como está escrito: “Cercaste-me pela frente e por trás”.

Então, nosso trabalho não consiste em pedir que as nossas sensações desagradáveis, situações, influências, e distúrbios sejam removidos e resolvidos. Em vez disso, precisamos estar preparados para ver a mão do Criador em todas essas ações, especialmente enviadas para que acima delas possamos construir a nossa atitude correta e formar vasos de doação. E fazê-lo de tal forma que estes problemas e distúrbios, não só irão parar de nos incomodar, mas veremos neles uma misericórdia especial e benevolência.

Então, não vamos pedir ao Criador para resolver os nossos problemas, e em vez disso, vamos corrigir nós próprios os nossos problemas, vendo o seu benefício. E, em vez de todos os tipos do mal, vamos ver apenas bom nos mesmos lugares.

Da 1 ª parte da Lição Diária de Cabala de 23/08/12, Escritos do Baal HaSulam.