Cabeça A Cabeça Com O Ego

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como é possível preceder os atos do Criador a cada vez e tornar-se mais rígido em relação ao ego para não se render aos seus esquemas traiçoeiros, e por outro lado, ser sensível às sugestões do Criador?

Resposta: Não pense de forma alguma no ego, nem em como se render a ele ou o contrário. Todos estes jogos com o ego não vão ajudar. Ele é mais esperto do que você e todos os outros.

O egoísmo é uma natureza muito forte que é completamente oposta ao Criador e igual a Ele em sua intensidade. Todo o sistema egoísta foi criado pela entrada da Luz no desejo, que criou a sua natureza e todos os seus atributos em todas as suas formas. Assim, a luta contra o ego não vai ajudar em nada! Somente subindo acima dele e tendo o desejo de se tornar semelhante à Luz é que vai ajudar! Mas enfrentar diretamente o ego é impossível.

Você não precisa prestar atenção nele! Apenas anseie seguir em frente! Não espere até que ele o empurre por trás.

Pergunta: O que você deve fazer se pensa constantemente nisso, e no último instante esquece o ego e também o Criador?

Resposta: Isso é porque não há conexão com o grupo e o ambiente não ajuda a seguir em frente.

Aqui há um sistema muito simples de forças. Desde o início você é recebe um ponto para se apoiar, recebe uma direção, empurra. Diz-se que o Criador coloca a sua mão sobre o bom destino e lhe diz: “Escolha este”. E depois você escolhe.

Baal HaSulam escreve que para esta pessoa é constantemente dito para escolher um ambiente que seja cada vez mais forte, um que a fortaleça, e no qual ela não caia e não esqueça do objetivo.

A escolha de um ambiente forte depende apenas de seu investimento nele. Você não precisa mudar as pessoas, você precisa investir mais nelas, e daí você vai sentir uma maior influência delas. Esta é a questão da escolha do novo ambiente. Não é uma questão dos rostos das pessoas, mas até que ponto você pode extrair delas a mesma energia superior que está nelas, mas elas mesmas nem sabem disso.

Se não tiver êxito, então é sinal de que você precisa atingir este anseio. Não há nada a fazer. O trabalho é apenas esse.

Da Convenção na Carcóvia “Unir para Ascender” 16/08/12, Lição Preliminar