Barbárie No Mundo Moderno

Dr. Michael LaitmanPergunta: Quando você diz que o homem se comporta como um bárbaro, pode dar um exemplo para que fique claro onde a barbárie é aparente entre nós?

Resposta: Barbárie é aparente no facto de que estamos a usar o nosso próprio egoísmo praticamente sem qualquer restrição. Adoramos vanglorizar coisas não importantes tais como riqueza, poder e fama. O nível cultural de uma pessoa, a sua riqueza interior, a sua meta espiritual não nos é importante, tudo isto morreu completamente.

A cultura foi morta há meio século atrás e até mais, ela foi enterrada pelas duas guerras mundiais. E simplesmente ostentamos os nossos negócios, dinheiro, poder e fama. Pensamos que este é um bom exemplo para a nova geração que está a crescer, e o homem que é digno de respeito é aquele que consegue subjugar os outros ao seu controlo. Afinal de contas, a fama é também uma espécie de subjugação, tal como o poder e dinheiro.

Elevámos estes três “valores” para as fileiras dos valores absolutos e o homem vive pelo bem deles. Acontece que a meta da vida é a obtenção destas três metas, até se elas puderem ser chamadas por uma palavra tal como “meta” de todo.
[84465]

De uma “Conversa sobre Ensino Integral” 7/8/12