Atingir A Unidade

Dr. Michael LaitmanA única coisa que nos influencia é a Luz. Ela nos dá energia e, por um lado, pode ser um motor de “movimento perpétuo” para nós, ou, por outro lado, pode se afastar de nós, caso em que caímos e nos tornamos mais fracos, até mesmo num estado onde termina nossa existência animal e biológica. Tudo isso é a Luz. Todas as ocorrências que ocorrem dentro de nós, tanto positivas quanto negativas, são influências da Luz.

Portanto, não podemos falar da maneira como saímos das coisas se é psicológica ou quaisquer outros tipos de problemas. Aponte tudo apenas para Luz. Se ela estiver mais perto, as coisas vão ser boas, e se ela estiver mais longe, as coisas vão ser ruins. É dessa forma em relação a absolutamente tudo. Tudo acontece dentro de nós, como num vaso, só acontece devido à influência da Luz.

A Luz é única; ela é simplesmente o desejo de doar, de satisfazer, de amar. E quanto mais discernirmos e analisarmos o que significa “única” e como nos tornarmos semelhantes a ela, mais rápido vamos atingir a meta.

Tudo bem, eu me lembro que é a Luz que faze isso comigo, que ela está colocando vários obstáculos diante de mim. E o que vem depois? Depois, nós temos que analisar essa unidade: Como podemos adquiri-la quando nos unimos, apesar de todos os nossos “ângulos irregulares”?

Eu estudo a forma como o Criador brinca comigo, dando-me pensamentos, desejos e oportunidades ao acaso. E quando eu tento encontrá-Lo por trás de tudo isso, eu começo a ver como Ele me influencia. Isso já é uma análise da alma, em vez da personalidade. Afinal, tudo o que diz respeito à influência do Criador sobre mim e minha influência sobre Ele cria a minha alma dentro de mim, trazendo-a a superfície. E vice-versa, tudo o que está simplesmente conectado com os outros, mas não inclui a Luz do Criador, relaciona-se com o corpo no nível espiritual inanimado ou animal.

Da 2ª Lição na Convenção da Carcóvia, 17/08/12