A Força Da Oração E A Força Da Gratidão

Baal HaSulam, Carta n º 32: Para que uma oração seja completa, uma pessoa deve vir a sentir que a proximidade com o Criador é o seu legítimo direito e necessidade, como se fosse um órgão que está separado do corpo. Porque, então, ele será capaz de derramar a indignação de seu coração diante do Criador.

Mas, ao mesmo tempo, ele deve louvar e agradecer ao Criador pela proximidade que lhe permitiu, como se fosse um favor que ele recebe sem merecer. Porque, então, ele será capaz de sentir uma verdadeira gratidão pelo Criador, que o escolheu para servi-lo de entre todas as pessoas que estão diante dele.

Este é um trabalho grande e difícil, composto de dois opostos tais que devem sempre ser combinados em nosso coração. A segunda condição, que requer sentir-se insignificante e distante do Criador, enquanto conta como a ajuda do Criador, como misericórdia imerecida, é muito mais difícil do que a primeira. Na maioria dos casos, uma pessoa tropeça precisamente nisto.

Uma pessoa, que se eleva acima dos níveis inanimado, vegetal, e animal é alguém que inclui duas forças em si mesmo: recepção e doação. Estas duas forças que ele precisa para multiplicar até à medida plena determinada no pensamento da criação, a Malchut do mundo do Infinito. Portanto, ele deve trabalhar constantemente aumentando em si as forças de recepção e doação.

Sem a força da recepção, ele não será capaz de revelar o Criador, enquanto que sem a força de doação, ele não será capaz de aproximar-se dele, isto é, aderir a Ele. Ambas as forças precisam se entrelaçar e apoiar uma à outra, e uma tela junta-as na linha média.

Trabalhar com essas duas forças é chamado oração e gratidão. Na oração, a pessoa deve sentir-se perto do Criador, pedindo e penetrando diretamente no coração do Criador. Ele precisa imaginar-se dentro do Criador, porque normalmente um faz pedidos a alguém que está perto dele.

No entanto, em gratidão, uma pessoa precisa sentir-se baixo e pequeno, e o Criador alto e distante. Só então uma pessoa pode ser verdadeiramente grata pelo fato de que o Criador escolheu-o especificamente.

Acontece que você precisa de sentir o Criador, às vezes perto, e às vezes distante, trabalhando em ambas as direções com pleno vigor. E é muito mais difícil trabalhar na segunda condição.

Da preparação para a Lição Diária de Cabalá 2012/08/21