A Era da Ascensão Crucial

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Introdução ao Livro do Zohar“, item 63: Assim, em nossa geração, embora a essência das almas seja a pior, e é por isso que elas não puderam ser selecionadas para Kedusha até agora, elas são aquelas que completam o Partzuf do mundo e o Partzuf das almas com relação aos Kelim, e o trabalho se completa somente por meio delas … Assim, somente após a conclusão destas humildes almas podem as Luzes Mais Altas se manifestar, e não antes.

Os vasos que pertencem ao terço superior do desenvolvimento (HBD) são muito “transparentes” e puros. Os desejos do segundo terço (HGT) são “grossos”, mas ainda pertencem às fases de “pequenez” de Ibur e Yenika. A Luz de Hochma não pode ser revelada neles, e é apenas uma preparação para todas as gerações.

Nós começamos a contar a partir do Primeiro Homem até o período de 6.000 anos, já que há uma correlação entre as raízes espirituais e os ramos corporais. Os vasos de grande porte não poderiam ser revelados nos primeiros 4.000 anos. Durante o primeiro terço dos últimos 2.000 anos, o processo também iniciou a partir da “quebra dos vasos” (a destruição do Templo), e três quartos desse período estavam no exílio. Foi somente no tempo do Ari que começou o tempo da redenção.

Hoje, nós estamos vivendo a fase final dos últimos 2.000 anos (NHY) quando os vasos adquiriram espessura e resistência, e tornaram-se pesados e volumosos sob o peso do ego crescente. Claro que não culpamos ninguém por nada. Essa é simplesmente a nossa natureza, que e é muito dura e insensível.

Comparado com a gente, era muito fácil descobrir as Luzes e alcançar a adesão nos vasos anteriores, na espessura da raiz e nos primeiros níveis (HBD e HGT). Obviamente, a pessoa também tinha que trabalhar duro, mas, como o Rabash costumava dizer, mesmo no século XIX, havia judeus que estavam prontos a dedicar suas vidas à revelação do Criador. Para se aderirem a Ele, eles desistiam com prazer dos prazeres corporais. Esse período terminou com a Primeira Guerra Mundial, já que as guerras revelaram o mal, a fim de obrigar o mundo a se conectar mais forte.

Hoje, tudo é diferente. Oferecer um milhão de dólares a uma pessoa ou a adesão com o Criador, ela pegaria o dinheiro sem qualquer hesitação. No século XX, o mundo avançou tanto que é muito difícil para nós entender o mundo de nossos antepassados. É difícil imaginar situações anteriores, pois um período muito especial começou, um período muito difícil do desenvolvimento de nosso desejo.

No entanto, nós também podemos dividir este período, assim como todos os outros períodos, em HaVaYaH. Então, podemos ver que estamos num determinado ponto do nosso desenvolvimento, onde muitos desejos e forças são acumulados. Além disso, esta fase também é dividida em várias partes, e começamos a ver os desejos mais grossos.

Hoje, além da Luz de Neshama, as Luzes de Haya e Yechida também têm que ser reveladas, uma fase chamada de AHP de Aliyah. As gerações anteriores nos ajudam com as Luzes de Nefesh e Ruach que elas já atingiram, enquanto nós, graças ao seu apoio, nos aproximamos das correções que temos que fazer ao nível da Luz de Neshama, que não é reciprocamente incorporada com as gerações anteriores, mas de forma independente.

Ao trabalhar no mundo de Beria, nós estamos constantemente descobrindo a Luz de Neshamah, enquanto as Luzes de Haya e Yechida só serão reveladas em nós durante as subidas, por incorporação. Elas também são necessárias, especialmente na fase atual. Esta é uma adição muito especial que requer um tipo totalmente diferente de trabalho, o de receber a fim de doar.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 08/05/12, “Introdução ao Livro do Zohar

Comente