Sensações Táteis Na Educação Integral

Dr. Michael LaitmanPergunta: Durante a segunda metade do século XX, a chamada “psicoterapia corporal” se tornou popular. Trata-se de pessoas que percebem o mundo principalmente através de sensações táteis. De acordo com o método integral, uma vez que subimos ao novo nível, nos separamos de nossos corpos. Então, o que acontece com as pessoas que se acostumaram a tocar uma na outra ao longo de suas vidas? E quanto a elas?

Resposta: Sensações táteis naturalmente servem como um elemento auxiliar do contato inicial, porque cada pessoa percebe certas influências através delas. É necessário sentar-se num círculo de pessoas onde elas se tocam através dos joelhos ou cotovelos e às vezes até de mãos dadas e se abraçam.

Nós tentamos sentar homens e mulheres separadamente em diferentes círculos para anular vários distúrbios e dar-lhes a capacidade de se tocar livremente, e assim por diante. Em outras palavras, o contato físico é muito significativo na fase inicial do método integral.

Para os principiantes, ainda é muito importante sentir diretamente as pessoas com quem eles estão. Eu não acho que, no início, as pessoas possam começar online e através de canais virtuais a entrar em contato com cada um para uma mesa redonda virtual. É difícil, embora possível.

Pergunta: O chamado “acariciamento” de uma criança é considerado como modelo de formação. Como psicoterapeuta, eu sei que existem muitas pessoas que não receberam carinho e toque suficiente em sua infância. Será que a conexão integral permite que as pessoas recebam essa sensação?

Resposta: Eu não sei. Eu não sentia meus alunos expressarem qualquer outra necessidade exceto a necessidade de sentir a próxima influência interior, a unidade interior através das sensações táteis, como dar as mãos e se abraçar num círculo. Nada está levando ao ato de acariciar porque todas as aspirações são inicialmente dirigidas  à unidade interior.

Pergunta: As crianças devem ser acariciadas?

Resposta: Sim. Lamentavelmente, nós não educamos as pessoas. Nós não as preparamos para serem pais. Elas não entendem isso.

Pergunta: Quando uma pessoa se elevar acima do nível do corpo, se unir e a adquirir percepção integral, ela vai ser capaz de compensar a falta de educação?

Resposta: Ela será totalmente capaz de compensar a falta de qualquer coisa! Em geral, uma vez que criamos uma atmosfera integral na sociedade, todas as pessoas, instintiva e internamente, vão entender o tipo correto de atitude para com as crianças, adultos e idosos. Tudo isso já vai ter entrado em equilíbrio. [

Da “Discussão sobre Formação Integral” 25/05/12

Comente