Preparando-Se Para O Congresso: Primeira Rodada De Perguntas

Dr. Michael LaitmanPergunta: Este congresso é muito repentino, e tememos que não cheguemos com entusiasmo suficiente. Como podemos nos preparar no tempo que nos resta para que ele não se transforme num festival?

Resposta: O Congresso não vai se transformar num festival; vamos ter certeza que não. Não espere comemorações, mas provavelmente uma marcha acelerada com colchões. Assim, você pode parar de se preocupar, não vai ser fácil.

Quanto à rapidez, as melhores e mais importantes coisas aparecem de repente. O êxodo do Egito, por exemplo, ocorreu às pressas. Portanto, não há nada a reclamar, é apenas o oposto.

Além disso, estamos falando de conexão e unidade, de modo que temos que fazer barulho com isso e dizer: “Amigos ouçam as notícias, temos que nos unir! Vamos nos preparar e em seis meses vamos nos unir…”.

Estamos falando de algo novo que não tínhamos ouvido? Nós temos que começar a nos preparar para isso só agora? Não deveríamos estar prontos para isso toda a nossa vida e a cada instante em nossa vida?

O que precisamos para um congresso? Pode muito bem ser que recebamos o que queremos alcançar hoje e então não haverá necessidade do congresso e outras ações serão necessárias em seu lugar. Devemos esperar a vinda do Messias todos os dias.

Pergunta: O que devo esperar do congresso?

Resposta: Que pela conexão e a unidade com os outros eu vou alcançar o geral a partir da doação, chamado de “revelação do Criador”, a revelação da “força superior”.

Pergunta: Este é o primeiro congresso que você não nos desperta com antecedência, deixando espaço para o nosso esforço. Como podemos examinar a nós mesmos para ver se estamos nos preparando da maneira que deveríamos?

Resposta: Eu atuo de acordo com a situação. No estado atual, eu não sinto que posso estimulá-los de outra forma além da que eu estou fazendo. Ouçam novamente a lição de hoje, e vocês verão que estou constantemente despertando-os. Isso também se refere às recentes lições e workshops.

O que posso fazer se vocês não levam isso em conta, se não prestam atenção a isso? Eu estou tentando fazer o meu trabalho. Além disso, vocês devem exigir! Estou pronto para dar mil vezes mais, mas onde está a sua demanda? Vocês não têm fome espiritual, é como se vocês estivessem todos cheios: “Bem, diga-nos um pouco mais e vamos ouvir…” o que mais posso dizer?

Pergunta: Como podemos consolidar as nossas forças para romper a Machsom (barreira) durante o congresso?

Resposta: Nós precisamos da unidade que é atingida como resultado da necessidade, o despertar dos desejos e da impressão. Diz-se: “Cada homem deve ajudar seu amigo”. Em nenhum lugar se diz que o professor tem que dançar diante do grupo para evocar alegria ou lágrimas. O professor orienta o grupo na direção certa, mas os alunos devem seguir nessa direção por si mesmos. Deve haver um desejo coletivo entre os amigos. O professor não pode fazer o que o grupo deve fazer, e vocês estão desperdiçando seu tempo se estão esperando por isso.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 02/07/12, “Perguntas sobre o Congresso de Consolidação no Norte de Israel”