Pais E Pobreza: Uma Ameaça Para A Nova Geração

Dr. Michael LaitmanOpinião (Dr. Peggy Drexler, Autor, Psicólogo e Pesquisador, Estudioso do Gênero): “O levantamento de 2010 do Federal Reserve – feito a cada três anos – encontrou uma queda de 40 por cento na renda familiar. Com a economia continuando a lutar nas áreas que atingem mais duramente as pessoas – habitação e emprego – é improvável que a próxima pesquisa mostre uma queda significativa no sofrimento, talvez não nos próximos anos. …

“Como as famílias lutam financeiramente, elas muitas vezes mudam.

“Ansiedade e depressão tomam lugar à mesa de jantar. Crianças – com seus receptores para o humor dos pais sempre amplamente abertos – sentirão a mudança do tom familiar. Elas vão captar até mesmo mudanças sutis nos ritmos das rotinas diárias.

Pior ainda, elas podem ver a perda dos lares, as mudanças nas escolas e amigos, inclusive o abuso verbal e físico, à medida que as famílías racham sob a tensão implacável de conseguir chegar ao fim do mês.

“As crianças empurradas para a pobreza pela recessão, diz o relatório, têm três vezes mais chance de serem pobres do que as que conseguiram se manter mais ricas. ‘Em suma’, dizem os autores, ‘as condições de hoje vão dar origem à próxima geração de americanos pobres’.

“A recessão também esteve em curso com a confiança e expectativas dos jovens adultos – particularmente os mais jovem do final do milênio. …

“Eles são obrigados a assumir que ‘tudo que veio antes deles era uma miragem – que foi construído sobre alicerces inseguros’.

“As pessoas vão encontrar seu caminho de volta à confiança. Mas, especialmente para aqueles que crescem sob o peso de suas temíveis incertezas, isto vai permanecer conosco para as próximas gerações”.

Meu Comentário: A formação integral obriga a criação de salas de refeições públicas, clubes, campos esportivos, creches voluntárias, um ócio cultural de massa, etc.. Trata-se da criação de um ambiente que criará as pessoas do futuro, e não aumentará o subproletariado. O problema não está no meio, mas no desejo de organizar que o nosso egoísmo impede.