O Tipo De Persistência Necessária No Caminho

Dr. Michael LaitmanPergunta: Será que a persistência obstinada (teimosa) no caminho ajuda a superar todos os obstáculos no trabalho?

Resposta: Não apenas a perseverança obstinada é exigida de nós, mas também esclarecimentos persistentes. Minha tarefa não é simplesmente resistir como um bloco de concreto, inflexível a qualquer mudança e permanecer com minhas opiniões e compreensão previamente formadas. Naturalmente, este não é o caminho do avanço. O Criador quer que nos desenvolvamos, para analisar os nossos estados de cada vez e alcançar esclarecimentos internos cada vez mais qualitativos.

Na espiritualidade, o poder não é determinado pela quantidade, pela amplificação do “volume”. Maior poder sempre significa maior qualidade. Na espiritualidade, não há mudanças quantitativas numa força, mas apenas mudanças na qualidade.

Cada grau superior está acima não porque é simplesmente mais poderoso. Existem três fases: embrião, alimentação e maturidade (Ibur, Yenika, Mochin), e cada uma contém 10 Sefirot. Como elas são diferentes entre si? Neste mundo, nós vemos claramente que um bebê primeiro cresce até se tornar uma criança grande e, em seguida, cresce totalmente e se torna um adulto. Mas, na espiritualidade, tudo é determinado pela medida de entendimento, a qualidade de esclarecimentos.

Em primeiro lugar, a pessoa não sabe ou não sente nada e é incapaz de discernir ou esclarecer qualquer coisa. Mas pelo menos ela se anula; isto é chamado de nível inanimado, NHY (a parte inferior do Partzuf: Netzach, Hod, Yesod). Depois, em cada estado ela já é capaz de permanecer em doação (Hafetz Hesed)HGT (a parte do meio do Partzuf: Hesed, Gevura, Tifferet). Quando ela se une com a razão superior, com a força superior acima dela, isso é chamado de HBD (a parte superior do Partzuf: Hochma, Bina, Daat).

Todos estes são esclarecimentos qualitativos e não mera obstinação (teimosia). A obstinação é necessária para usarmos corretamente cada momento.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 27/06/12, Escritos do Baal HaSulam