O Precioso Sentido Da Vergonha

Dr. Michael LaitmanPergunta: Suponha que alguma coisa aconteceu comigo e eu sinto tal sentimento de vergonha de que estou pronto para desaparecer. O que devo pensar neste momento? Devo pensar na meta?

Resposta: Isso não ajuda. O que significa: “Eu deveria pensar” ou não? Você deve estar preparado com antecedência para todos os tipos de influências do ambiente, dos livros, dos amigos, do grupo, e de outras coisas, que são o efeito de um campo comum em você, de modo que você se lembre da meta. Ou seja, você criar um “lembrete” externo para si mesmo, caso contrário você não vai se lembrar. Você começa a associar a meta com o que aconteceu com você. Isso é o principal. Isso significa que você já sabe que o que aconteceu foi intencional e aconteceu por uma razão.

Onde é que eu sinto a dor e a vergonha? Em meu egoísmo. Então, eu tenho que subir acima dele. Ou, por outro lado, deixe-me ficar com o sentimento de vergonha, porque ele me dirige à meta. Então, eu estou pronto para experimentar isso o tempo todo em mim mesmo, para não esquecer a meta, para estar associado a ela, e para me mover em direção a ela. Deixe o meu sentimento de vergonha ser cada vez mais forte, para que eu possa avançar em direção à meta e ela ficará cada vez mais perto.

É aqui que começamos a lidar com a reavaliação dos valores e, assim, subir. A partir de agora o que vai dominar o movimento, as realizações, e a obtenção dos estados mais elevados de amor e doação, acima do sentimento do egoísmo como o mal e tudo o que há nele, é basicamente a vergonha.

Pergunta: O mecanismo que você descreveu é adequado para os 99% da população?

Resposta: Não só para os 99%, mas para todos, porque o desejo de receber é a única matéria.

Da “Discussão sobre Formação Integral” 30/05/12