O Fim Do Jogo

Dr. Michael LaitmanOpinião (John Mauldin, Presidente da Millennium Wave Securities): “A realidade é que eles têm um maciço desequilíbrio comercial na Europa. Os países do Sul querem que os Alemães os financiem. Os Alemães querem uma União fiscal com controlo sobre os orçamentos. Não sei como vai acabar, nem eles, mas está a chegar ao fim.

“O que estamos a ver é o verdadeiro fim do jogo. Estamos a chegar ao fim da capacidade do governo de pedir dinheiro emprestado para financiar gastos correntes que está para além do crescimento da sua economia.

“Eu na verdade acho isso massivamente optimista porque esse financiamento do governo desvia capital. Portanto os governos vão ter de viver dentro das suas capacidades. Não apenas em países europeus, não apenas na Grã-Bretanha, não apenas no Japão que tem os seus próprios problemas que chegarão até nós no próximo ano, não apenas na França que será a manchete em 2 anos, mas também nos EUA…

“A dívida tem sido renegociada, tem sido impressa, perdoada, reestruturada. Existe muitos tipos de palavras com ‘re’ de que falamos, mas é por falta de outro nome. É o que acontece se você como indivíduo tem uma dívida e esta for maior do que você pode de alguma forma pagar; você tem de reestruturar algo ou enfrentar a bancarrota.

“É aí onde os governos Ocidentais estão. Perderam a capacidade de pedir dinheiro emprestado para financiar o seu consumo actual. Isto é algo bom que chegou ao fim. Não vejo isto como negativo a longo prazo. Continuará a ser uma viagem atribulada para os mercados. Irá certamente ser (uma interessante) viagem para os negócios como de costume público”.

Meu Comentário: A solução parece simples, provada, mas não é assim; estamos a lidar com a reestruturação da sociedade; a natureza provocar-nos-á ate que reconheçamos a bancarrota da nossa atitude egoísta em relação ao mundo e a necessidade de a mudar. Teremos de pagar não através de cortes nos orçamentos, mas mudando-nos a nós próprios.