Numa Atmosfera Divertida

Dr. Michael LaitmanPergunta: Na virada do século XX para o XXI, a sociedade escolheu certa forma de supressão como uma maneira de se defender contra o crescimento do egoísmo linear. Esta é a nossa forma como educamos os filhos: nós os proibimos de falar alto, expressar seus sentimentos, e assim por diante. A maioria dos métodos de psicoterapia baseia-se em ajudar a pessoa a se livrar destas barreiras e, pelo menos, começar a liberar a reação dela. No método integral, a pessoa pode realizar-se quando rejeita esse nível e aspira à unidade?

Resposta: Durante a classe de formação integral, nós oferecemos aos alunos: “Amigos, vamos sentar em círculo e jogar um jogo. Sejamos como as crianças, porque este é um novo nível onde temos que nascer. Vamos dar as mãos, tocar os joelhos e ver com bons olhos um ao outro. Nós somos os primeiros a descobrir o próximo nível. Vamos tentar fingir que estamos lá. Uma criança cresce quando joga (brinca), e nós também queremos crescer. Se sentirmos tudo importante e inflado, não teremos outra escolha senão explodir. Nós não vamos encontrar outra coisa”.

Em outras palavras, você introduz um ambiente muito positivo de aprendizagem infantil, onde as pessoas podem se permitir dizer coisas tolas, pesquisar, e o principal é que elas realmente serão capazes de encontrar relações completamente novas e soluções neste novo tipo de comunicação. O que mais precisamos?

Da “Discussão sobre Formação Integral” 28/05/12

Comente