Igualdade Não Significa Mesmice!

Dr. Michael LaitmanPergunta: Aconteceu que durante a última Convenção do Norte, o nosso grupo se dividiu em duas partes: a primeira, com 10 pessoas, isolou-se do mundo no primeiro andar do centro e simulou completamente as condições dos amigos na Convenção em Israel; o segundo grupo, com 20 a 30 pessoas, que devido a várias razões não puderam participar em tempo integral, estava em outra sala.

Eu estava entre as 10 pessoas isoladas, e não conseguia me concentrar em nada, exceto num pensamento: “Como nós podemos nos dividir em duas partes?”. Mas eu não tinha coragem de abordar esta questão com as outras nove pessoas. Esta questão me assombra: o que devo fazer? Será que eu poderia levantar esta discussão ou seria contra a unidade do grupo, mesmo com esta decisão de nos dividirmos em duas partes durante a Convenção? Eu só acho que a comissão espiritual deveria insistir para que o grupo permanecesse junto, não importa em que condições.

Resposta: Contradições existem até a correção final em todos os lugares e especialmente na Cabalá, mas na espiritualidade, coisas opostas estão unidas numa intenção comum; elas coexistem, embora estejam separadas pela lei de equivalência de forma. Portanto, nós precisamos nos acostumar com o fato de que podemos ser diferentes, mas estar juntos; além disso, não devemos nos esforçar em colocar tudo e todos no mesmo nível. Igual não significa o mesmo, mas iguais em intenção e em diferentes níveis.

Nós somos todos diferentes e ninguém nos obriga a ser idênticos, mas apenas aspirar ao mesmo objetivo. Além disso, todos se esforçam pelo objetivo de várias maneiras. Nós somos diferentes, como as células de um corpo; em nossa intenção comum pelo Criador, o Criador nos une.

Fique como um exemplo a ser seguido, e aqueles que não podem, devido a razões objetivas, não são piores do que você, mas vão estar no outro subgrupo na Convenção; do mesmo modo, o corpo tem órgãos que são diferentes em sua importância, mas pertencem a um só corpo.

A igualdade dos amigos não significa mesmice!

Pergunte, nós vamos descobrir.