Desfrutar O Jogo Com A Morte

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que nós preferimos ficar no sofrimento e não queremos fugir dele, como se o desfrutássemos?

Resposta: Nós gostamos de nosso sofrimento. O mundo inteiro gosta de sofrer, porque não há uma maneira muito simples para escapar dele e atingir um estado maravilhoso de Deus, que é ainda impossível de descrever. Mas as pessoas preferem sofrer.

Nosso desejo de receber é responsável por isto, pois ele gosta de sofrer. Todo o nosso prazer vem da superação do sofrimento. É um verdadeiro masoquismo. Todos os nossos prazeres, do menor ao maior, de todos os tipos, vêm apenas do sofrimento. Nós gostamos quando somos capazes de evitar sofrer um pouco, subindo acima dele, mas em qualquer caso, tudo está enraizado no sofrimento. Esta é a natureza do desejo de receber.

A fim de desfrutar, precisamos de uma deficiência e, depois, preenchê-la. No nosso caso, a deficiência é a falta de realização, a morte. E um pouco acima da morte já é considerado prazer, mas mesmo assim, ainda está associado à morte. Prazer é quando há um pouco mais do que o estado de morte.

No entanto, o prazer espiritual é diferente. Lá, há o prazer pela doação. Assim, mesmo o nível mais baixo, básico, já dá força e simboliza a vida, já que eu não sinto deficiência em nada. Eu pessoalmente não preciso de nada para mim. Eu estou no estado de Bina,Hafetz Hesed (Desejo pela Doação)”, como um monge que vive na floresta e nem sequer sente a necessidade de uma camisa.

Acima deste estado, eu sinto ainda mais vida, mais doação, mais liberdade. Ao mesmo tempo, em nosso desejo de receber, nós sentimos apenas morte e sofrimento e não conseguimos fugir dele. Sem isso, o ego não pode sentir prazer. Nós devemos sempre adicionar um pouco de “sal e pimenta” na comida para temperá-la.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 27/06/12, Escritos do Baal HaSulam