Dennis Meadows: No Futuro

Dr. Michael LaitmanOpinião (Dennis Meadows, cientista norte-americano e Professor Emérito de Sistemas de Gestão, co-autor de Os Limites do Crescimento): “É difícil quebrar a dependência dos ‘sonhos pessoais’ do crescimento do PIB. Tanta atenção do mundo está focada no crescimento do PIB e bem-estar pessoal porque o negócio precisa dar lucro no curto prazo. As empresas não lucram quando você estuda, se comunica com amigos, lê, ou ama. Elas lucram quando você compra algo. É por isso que amizade não é anunciada, mas muitos produtos são anunciados. É por isso que a maioria cria uma visão pessoal em termos de consumo. …

“Mas, no longo prazo, a catástrofe não pode ser evitada. Catástrofe não é um ano especial, mas um processo, que pode durar séculos. …

“Eu acho que é possível se preparar para esse período e atenuar as consequências. Neste caso, a eficiência e a mudança dos “sonhos pessoais” pode ajudar. …

“Os principais problemas hoje não estão na ciência, mas na sociedade. Na ciência, eu gostaria de destacar alguns pontos básicos que precisam ser abordados. A primeira é a acumulação de energia. …

“A segunda é encontrar novas fontes alternativas de energia. …

“O terceiro é inventar as formas de produção, entrega e armazenamento de alimentos, que serão resistentes a uma escassez de combustíveis fósseis, à medida que a agricultura existente usa intensivamente hidrocarbonetos. Além disso, novos caminhos devem ser resistentes às mudanças climáticas, especialmente as mudanças na precipitação e um aumento em temperaturas extremas. …

“No século XXI, as circunstâncias serão tais de modo que a ciência terá que desenvolver e implementar o conceito de “estabilidade e flexibilidade”, mas não em termos de “desenvolvimento sustentável”, mas em termos de “resiliência do sistema”. Além disso, essa resistência não deve ser apenas tecnológica, mas também social. Nós enfrentamos muitos desafios; a ciência não só terá que abrir novos horizontes, mas resolver problemas. …

“O sistema monetário deve ser mudado: …o conceito existente de dinheiro é baseado no conceito de crescimento contínuo. Se não houver nenhum crescimento, não haverá nenhuma base para a existência do sistema monetário atual. …

“A educação hoje é uma preparação para a vida nos próximos 50 anos. O período histórico atual é baseado em recursos fósseis baratos e terminará nas próximas décadas. O que aquelas pessoas que estudaram para ser economista, banqueiro financiador, ou advogado farão?

“Nos EUA, em 2008, nós vimos essa situação quando um grande número de advogados e banqueiros de investimento, que tinham realizado o mesmo trabalho desnecessário, de repente tornou-se redundante e acabou na rua. …Eu acredito que se você escolhe a ciência e tem uma boa educação em ciência ou engenharia, então você sabe como e por que funcionam as obras da natureza, tecnologia e qualquer coisa… Quando as circunstâncias mudarem, você será muito procurado!”.

Meu comentário: O autor não sugere uma solução. Ele acredita que permaneceremos neste limbo por muito tempo e sobreviveremos conservando energia e alimentos. O limite do crescimento do egoísmo foi alcançado; já não se desenvolve mais, e é por isso que não necessita de “combustível” por si mesmo. Ele se tornou fechado, global e integral e, portanto, requer correção, para ser levado à forma onde será capaz de existir, isto é, não se retraindo, mas tornando-se incluído nos outros. Ele obriga a si mesmo a ser corrigido, como o Faraó, que levou as pessoas para fora do Egito através da opressão.